Título: 'O presidente me fez um pedido, uma sugestão'
Autor: Cida FontesJoão Unes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2005, Nacional, p. A6

DECISÃO: O presidente do BC, Henrique Meirelles, disse ontem que abandonou a idéia de entrar num partido a pedido do presidente Lula. "O presidente da República me fez um pedido, uma sugestão, de não me filiar a nenhum partido, no sentido de não prejudicar a economia", contou. "O mesmo fez o ministro Palocci e outras pessoas, e a minha posição pessoal também me levou a tomar esta decisão."

Em Goiânia, ele disse que a filiação seria "incompatível com a posição de autoridade monetária" do País. "Foi uma decisão difícil, mas o País é mais importante. Não vou me filiar porque o momento não é oportuno", afirmou. "Tenho um trabalho que ainda não terminei."

Meirelles explicou que foi procurado por vários partidos. "Fui muito honrado de ter recebido convites para me candidatar ao governo de Goiás. Isso me toca porque sou goiano, tenho o coração goiano, isso me emociona. No entanto, avaliando com cuidado, entendi que é incompatível a atividade de presidir o BC com a filiação partidária."

Deputados federais e estaduais goianos foram à entrevista se solidarizar com Meirelles. Ele garantiu que não vai influir na eleição de Goiás. "Não há orientação, não me cabe orientar ninguém, não é papel da autoridade monetária dar orientação política."