Título: Acusados reagem e negam irregularidades
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2005, Nacional, p. A17

A apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel nega ter enviado dólares para o exterior por qualquer meio que não os oficiais e também que tenha recebido qualquer comunicado oficial da Polícia Federal sobre acusações nesse sentido. A informação foi dada por seu advogado, Luiz Cláudio Moreira. Ele explicou que a Xuxa Produções, empresa que cuida de seus interesses no País, tem filial nas Ilhas Cayman, a Xuxa Internacional, que opera nos Estados Unidos desde 1991. "Toda operação financeira da filial se reflete em sua matriz brasileira e é apresentada ao Fisco", disse Moreira. "Nos últimos dez anos, a movimentação foi de remessa do lucro de lá para cá, via Banco Central do Brasil, e não o contrário." Moreira lembrou que estas acusações vêm desde o início de 2004, mas nunca houve convite ou intimação da PF para a apresentadora prestar declarações, nem detalhamento de quando teriam acontecido as remessas e qual seria o valor.

"A Xuxa Internacional tem fornecedores a quem paga no exterior e algum deles pode até ter feito transações com a Beacon Hill, mas sem saber a data é impossível sequer negar ou explicar o que houve", disse o advogado. "O certo é que Xuxa nunca fez transação ilegal."

'ESPECULAÇÃO'

Advogado do banqueiro Daniel Dantas, Nélio Machado estranhou as informações divulgadas ontem pela PF. "Nunca ouvi falar do envolvimento do Daniel nessa Operação Beacon Hill e é esquisito que tenham escolhido os nomes de três pessoas dentre mais de 3 mil. Acho que pode ser mais uma tentativa de deixá-lo mal. Mas, da PF em relação ao Daniel, não tenho mesmo boas expectativas."

Para o advogado, a notícia é "mais uma especulação". Segundo ele, o banqueiro "não tem nada a ver" com a investigação sobre evasão de divisas. "Acho que a polícia deveria primeiro apurar para depois querer divulgar alguma coisa."

Até o início da noite Romário não foi localizado em casa nem no clube em que joga, o Vasco da Gama, para comentar o assunto.