Título: Lula manda carta a bispo em greve de fome
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2005, Nacional, p. A21

O bispo de Barra, da Bahia, Luiz Flávio Cappio, que entra hoje no 6.º dia de greve de fome em protesto contra a execução da transposição do Rio São Francisco, receberá hoje carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente explicará ao bispo que as obras de transposição não começaram e o que está sendo realizado é a revitalização do rio, defendida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A carta será entregue ao bispo pelo assessor especial de Lula, Selvino Heck. Luiz Flávio Cappio está em Cabrobó, Pernambuco, na região onde vai ser construída uma das áreas de captação de água. Na quarta-feira o bispo havia enviado uma carta ao presidente Lula criticando o projeto que, segundo ele, vai prejudicar os pobres.

Anteontem, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, participou de um debate no Palácio do Planalto sobre o tema e informou que o início das obras é uma decisão política do presidente. A família também enviou carta a Brasília pedindo atenção de Lula para a saúde do bispo.

¿Ele começou a ter desmaios¿, relatou a sobrinha, Renata Cappio, de Guaratinguetá, interior de São Paulo, cidade natal de Cappio. ¿Ele, que sempre fez campanha para Lula, pois queria o povo no poder, não está tendo a mínima atenção. Por isso, decidimos também pedir clemência ao presidente.¿

Desde o início da semana, todas as missas em Guaratinguetá são oferecidas ao bispo. ¿Quantas vezes o meu tio vestiu a camisa do presidente Lula. Chegou a vez de Lula vestir a dele, uma pessoa que sabe que a transposição vai causar sofrimento para aquele povo.¿ ¿Essa intenção foi registrada em cartório há um ano. Ele só vai desistir quando Lula se manifestar¿, garantiu Renata.

CNBB

O presidente da CNBB, d. Geraldo Majella Agnelo, negou ontem que tenha dado apoio à transposição, como Ciro Gomes teria sugerido. Na quinta-feira, Ciro afirmou que d. Geraldo defendera o projeto como ¿muito sério¿, embora reconhecesse que a Igreja está dividida sobre a questão.

Segundo d. Geraldo, o que ele e a CNBB apóiam é a parte que se refere à revitalização do rio. O cardeal voltou a pedir ao presidente Lula para adiar o empreendimento.

¿Ele pode aprovar, desaprovar ou adiar: nós pedimos para adiar, inclusive para dar a oportunidade de maiores esclarecimentos (sobre a transposição).¿ D. Geraldo insistiu não ser ¿conveniente¿ que o São Francisco seja transposto antes de ser revitalizado. ¿É como uma transfusão de sangue de um doente.¿

Em nota, ontem, Ciro negou ter dito que o presidente da CNBB era a favor da transposição. Segundo a nota, Ciro declarou o seguinte sobre a posição do cardeal: ¿Eu apresentei o projeto à direção da CNBB e o máximo que ouvi de d. Geraldo Majella foi que o projeto é sério.¿