Título: Consumidor queixa-se de demora
Autor: Érica Polo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2005, Economia & Negócios, p. B5

RESCISÃO: Carlos Eduardo Ronca reclama da demora em desbloquear seu celular, pois pretende mudar de operadora sem trocar o aparelho. ¿A Claro diz que tenho de aguardar 20 dias. É muito tempo para um procedimento que me disseram ser simples.¿ As novas regras da Anatel sugerem rescisão contratual em 24 horas. Daniela Trettel, do Idec, lembra que o cliente já é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, que lhe dá o direito de ter o contrato rescindido logo após manifestar sua vontade. ¿A conduta de retenção de cliente é inadequada. Já expirou a carência dele de 12 meses.¿ A Claro informa que casos de desbloqueio do aparelho também envolvem fabricante e instituição bancária (por causa das compensações), por isso pede prazo. O consumidor interessado em verificar as novas regras deve acessar www.anatel.gov.br/espaço do cidadão/consulta pública/contribuição/consultas em andamento/Consulta Pública 642.