Título: Bento XVI pede maior espaço para a religião na vida pública
Autor: Gina Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2005, Vida&, p. A12

CIDADE DO VATICANO - O 11º Sínodo dos Bispos, o primeiro do pontificado de Bento XVI, foi inaugurado ontem com uma missa solene presidida pelo papa na Basílica de São Pedro. Bento XVI pediu espaço maior para a religião na vida pública e qualificou de "hipocrisia" a exclusão de Deus. Segundo ele, quando Deus é desatrelado da vida pública e só admitido como "coisa privada" não há tolerância, mas hipocrisia, e afirmou que onde o homem se considera o único dono do mundo e de si mesmo "não há justiça". "A tolerância que só admite Deus como opinião privada, mas rejeita o domínio público e a realidade do mundo e de nossa vida é hipocrisia", afirmou o papa.

O papa abriu o sínodo - cujo tema é A Eucaristia, fonte e culminação da vida e da missão da Igreja - em missa celebrada em conjunto por mais 55 cardeais, 7 patriarcas, 59 arcebispos, 123 bispos e 40 presbíteros.

Joseph Ratzinger anunciou que o sínodo deverá servir para fazer uma reflexão sobre a Eucaristia no ano em que a Igreja comemora o Ano da Eucaristia, do qual participam 256 prelados de 118 países. Bento XVI ressaltou que a Eucaristia é o centro impulsionador de toda ação evangelizadora da Igreja, "um pouco como o coração é no corpo humano". Acrescentou ainda que, sem a celebração eucarística, a comunidade cristã perderia sua autêntica natureza.

Dos 256 padres presentes, escolhidos na maioria pelas conferências episcopais, 40 foram nomeados por Bento XVI. Há 55 cardeais, 8 patriarcas, 82 arcebispos, 123 bispos, 36 presidentes das conferências episcopais e 12 religiosos.

O sínodo durará até o dia 23, quando termina o Ano da Eucaristia. O encontro será encerrado por Bento XVI, que ainda proclamará cinco novos santos. Entre eles, o chileno Alberto Hurtado Cruchaga.

A princípio, estava previsto que a reunião se prolongasse até 29 de outubro. Mas Bento XVI a reduziu para que os bispos não fiquem muito tempo fora de suas dioceses.

Uma das novidades do primeiro sínodo coordenado por Bento XVII é que, após as sessões diárias, os presentes terão uma hora para discussão livre. O número de representantes ecumênicos duplicou este ano, de seis para 12. A oposição das autoridades de Pequim impediu a participação de quatro bispos católicos chineses convidados.