Título: Jovens da Febem não vão poder votar no referendo
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2005, Metrópole, p. C8

A presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), Berenice Maria Giannella, quer incluir internos da entidade no quadro eleitoral do Estado. Ela se reuniu ontem com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Alvaro Lazzarini, para discutir o assunto. Mas a resposta foi negativa. "Tecnicamente é inviável", afirmou Lazzarini. O desembargador, que deve estudar o assunto para eleições futuras, disse que, pela lei, o eleitor tem de estar vinculado a uma seção eleitoral. No caso do referendo, outro impedimento é o prazo para a regularização do título, que se encerrou no dia 23 de julho. Levar as urnas para as unidades também seria inviável. "Quem dirá que o interno eleitor estará lá até a eleição?"

Em cinco Estados as seções eleitorais foram adaptadas para que presos em detenções provisórias possam votar. Para Lazzarini, é a primeira vez que se tenta isso com adolescentes.

Há 5.898 internos no Estado entre 16 e 20 anos - desses, 4 mil estariam aptos a votar hoje. Com esse número de eleitores, a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, elegeu dois vereadores nas eleições passadas.

Mesmo com a negativa, Berenice vai insistir. "No meu modo de entender, votar favorece o projeto de reeducação dos adolescentes." O delito cometido por 60% deles é roubo à mão armada.