Título: Coordenador do Viva Rio elogia propaganda do não
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2005, Metrópole, p. C8
O coordenador-geral da ONG Viva Rio e secretário-executivo da Frente Fluminense Brasil Sem Armas, Rubem César Fernandes, fez elogios ao programa de TV da Frente Pelo Direito da Legítima Defesa, que é partidária do "não" no referendo. Um dos mais atuantes militantes pelo desarmamento, ele reconheceu que o programa dos adversários "é bem estruturado e encontrou um caminho bem claro de defesa do seu ponto de vista". "Mas acho que é uma propaganda que engana. As lideranças da frente do "não" eram contra as Diretas na década de 1980 e agora se apresentam como herdeiros delas. Se apropriaram de figuras como Nelson Mandela, que é um pacifista e só não participou da nossa campanha por ser estrangeiro", afirmou o antropólogo. No entanto, ele não acredita que a frente pelo "sim" deva reformular seu programa.
O crescimento do "não" entre homens de 18 a 24 anos e nas classes mais altas já identificado em pesquisas por alguns parlamentares da Frente Brasil Sem Armas já era esperado por Fernandes, mas ele acredita que não será tão forte. "Há uma resistência na opinião pública, que não gosta e não quer armas, argumenta.
OUTRO LADO
"Não é que a campanha do 'não' esteja melhor, é a do 'sim' que é mentirosa. São dados contraditórios, apresentados por artistas que moram em condomínios luxuosos, têm segurança particular e não entendem nada de segurança pública. As pessoas estão percebendo isso", reagiu o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), ativista da Frente Pelo Direito da Legítima Defesa.