Título: Presidente diz que dá lição para o mundo
Autor: Leonencio Nossa e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2005, Nacional, p. A4

O presidente Lula voltou ontem a se queixar da CPI dos Bingos e disse que seu governo está dando uma "lição", ao enfrentar a crise. "Você nunca sabe o que é pior, ou se a crise já passou. Veja: crise é crise. O que estamos dando é uma lição também ao mundo", afirmou, ao descer de seu gabinete para ver um novo modelo de automóvel exposto na área externa do Planalto. E perguntou: "Qual governo na história deste país funcionou com três CPIs funcionando o dia inteiro?" Logo antes, na reunião com deputados do PT, Lula chamou a comissão de "CPI do Fim do Mundo", por julgar que exagerou ao marcar acareação entre seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e os irmãos do prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.

A CPI dos Bingos, disse, virou uma "CPI de tudo", desviando-se do fato que a motivou. Ele lembrou que o governo editou medida provisória proibindo os bingos, mas ela foi derrubada pela oposição. "Há muita acusação leviana, essa CPI convoca todo mundo, menos os bingueiros."

O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, criticou o modo como a oposição atua na CPI. Seu atraque mais duro foi contra a decisão da CPI de investigar a morte de Celso Daniel.

"É um exagero, eu queria que alguém me explicasse o que Santo André tem a ver com bingos", reclamou Wagner. "Não há nexo causal nisso. A CPI dos Bingos está investigando o quê? Não entendo, Para ele, "o Parlamento sabe que não pode ficar numa guerra sem fim. O povo não quer isso."