Título: Deputada que acusou Mabel pode levar advertência
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2005, Nacional, p. A12

A comissão de sindicância da Câmara recomendou advertência à deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO). Ela afirma que recebeu do líder do PL, Sandro Mabel (GO), em fevereiro de 2004, proposta para mudar de partido em troca de R$ 1 milhão, mais mesada de R$ 30 mil. O relatório da comissão, porém, ficará parado na Corregedoria, à espera do desfecho do processo contra Mabel. Se a Mesa Diretora aprovar a advertência, há risco de a denunciante ser punida. Nos bastidores, comenta-se que Mabel poderá ser um dos deputados absolvidos no julgamento ¿ deputados argumentam que não há provas contra ele, apenas a acusação de Raquel. O Conselho de Ética fará uma acareação entre os dois na terça-feira.

Para sugerir à Mesa que puna a deputada, a comissão de sindicância argumentou que Raquel devia ter feito a denúncia na época em que recebeu a proposta. ¿No mínimo, deveria ter dito o que disse a seu tempo, não agora. Se o que disse é verdade, deveria ter dito no flagrante¿, afirmou Odair Cunha (PT-MG), da comissão.

O processo contra Raquel foi analisado quarta-feira, depois que a comissão decidiu recomendar abertura de processo no Conselho de Ética contra 13 deputados acusados pelas CPIs de envolvimento em esquema de corrupção.

A comissão achou prudente aguardar o fim do processo contra Mabel. Em caso de advertência, a pena é aplicada pela própria Mesa, sem a necessidade de o processo ser aberto no conselho, que analisa apenas caso de perda de mandato.