Título: Sul da Ásia: tremor mata milhares
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2005, Internacional, p. A20

Mais de 2 mil pessoas morreram no terremoto de 7,6 graus que atingiu áreas do Paquistão, Índia e Afeganistão. Número pode subir

Mais de 2.300 pessoas morreram ontem no Paquistão, Índia e Afeganistão, países atingidos por um dos mais potentes terremotos dos últimos 15 anos no sul da Ásia - 7,6 graus na escala Richter -, segundo fontes oficiais dos três países. A região mais afetada foi a Caxemira paquistanesa. O governo paquistanês calcula que mais de mil pessoas tenham perecido ali. Mas alguns funcionários citados pela BBC de Londres ontem à noite já falavam em mais de 3 mil mortos , entre os quais 400 crianças de duas escola que ruíram. Na Caxemira indiana, as estimativas indicavam 250 mortos. O tremor, seguido de outros dois abalos secundários de 5 e 6,3 graus, foi sentido em Cabul, onde alguns prédios ruíram.

PAQUISTÃO

A Caxemira fica ao norte do país. Essa região, muito próxima do epicentro do terremoto, foi duramente abalada pelo choque, ocorrido a uma profundidade de 16,5 quilômetros segundo sismólogos dos EUA.

"O número de mortos pode passar de mil", informou o general Shaukat Sultan, porta-voz da presidência paquistanesa. "As áreas danificadas são de difícil acesso, as comunicações estão interrompidas e não temos ainda dados exatos sobre o total de vítimas", ressaltou. "Mas sabemos que a situação é grave."

As notícias mais graves colhidas pelas agências noticiosas internacionais vinham de áreas montanhosas ao norte do país: cidades semidestruídas com desabamento de centenas de casas, estradas interrompidas por largas fendas.

As comunicações telefônicas com essas áreas estão interrompidas ou congestionadas.

Segundo o general Sultan, Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa, com 125 mil habitantes, foi uma das mais castigadas pelo tremor. Ali pelo menos 250 pessoas morreram e milhares ficaram feridas. "Metade dos prédios de Muzaffarabad foi destruída ou sofreu sérios danos", disse o oficial.

"Um povoado inteiro foi arrasado no distrito de Bagh (Caxemira)", continuou o general Sultan, acrescentando que helicópteros e soldados estavam a caminho do local.

Na cidade de Mansehra (nordeste do país), 400 crianças morreram soterradas em duas escolas que ruíram. Numa delas, foram retirados 350 corpos e na outra, 50.

Em Hindukust, região montanhosa mais a oeste da Caxemira, vários povoados foram praticamente sepultados por deslizamentos de terra.

Em Islamabad, um moderno edifício residencial de vários andares ruiu, soterrando dezenas de moradores.

ÍNDIA

O forte e intenso abalo chegou a derrubar ou danificar edifícios até em Nova Délhi, a capital da Índia, mas a área mais atingida da foi a Caxemira indiana, vizinha da paquistanesa. Pelo menos 250 pessoas morreram nas cidades de Uri e Srinagar, a capital da província.

Entre os mortos de Uri estão 15 soldados que foram soterrados num bunker localizado na linha de cessar-fogo que divide as duas Caxemiras.

AFEGANISTÃO

Com menor intensidade, o terremoto provocou pânico, danos, mas fez poucas vítimas. "Felizmente, nosso país parece ter sido pouco atingido desta vez", disse um porta-voz do governo. Em Cabul, algumas casas em mau estado de conservação ruíram ou sofreram sérios danos estruturais. Uma menina morreu em Jalalabad, soterrada entre nos escombros de sua casa. A ONU, os EUA e a União Européia ofereceram ajuda.