Título: Aldo pensa em não presidir julgamento de Dirceu
Autor: João Domingos e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2005, Nacional, p. A4

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) afirmou ontem não descartar a hipótese de não ocupar a presidência da Câmara numa eventual sessão de julgamento do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). O parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que deverá pedir a cassação de Dirceu, deverá ser votado na terceira semana de outubro. A Mesa da Câmara se reúne terça-feira para analisar o relatório da comissão de sindicância que recomenda a abertura de processo contra todos os deputados listados pelas CPIs dos Correios e do Mensalão. Apesar de abrigar posições divergentes, a tendência da Mesa é de enviar ao Conselho de Ética os pedidos de cassação do mandato dos 13 deputados acusados, segundo adiantaram integrantes do colegiado.

A reunião da Mesa na terça-feira será a primeira presidida por Aldo. Por isso, entre os integrantes da Mesa existe uma certa expectativa sobre a posição que ele adotará em relação aos acusados.

O 1.º e o 2.º vice-presidentes da Casa ¿ José Thomaz Nonô (PFL-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI) ¿, e o 2.º secretário, Nilton Capixaba (PTB-RO), adiantaram ontem que vão defender o relatório da comissão e a remessa de todos os nomes ao Conselho.

O 3.º secretário Eduardo Gomes (PSDB-TO) quer tratamento diferenciado para cada caso, mas votará pelo encaminhamento dos processos. ¿Quero ouvir primeiro a palavra do presidente. Ele é o condutor e sinalizará a estratégia da Mesa¿, disse Gomes.

Incluindo o presidente, a Mesa tem sete titulares. O 1.º secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PL-PE), disse que vai acompanhar a decisão de Aldo. ¿Ele precisa que a Mesa esteja a seu lado¿, frisou. Nonô disse que se manterá vigilante: ¿Vamos ver como ele (Aldo) vai se comportar.

Estou curioso para ver a Mesa sob a nova administração. Vou cobrar isenção.¿ O deputado João Caldas (PL-AL) é outro que defende a discussão separada de cada caso, antes do envio dos processos ao Conselho.

O presidente da Câmara não antecipou sua posição: ele pretende analisar o parecer da comissão de sindicância no fim de semana, antes da reunião de terça-feira. ¿A Mesa vai analisar com isenção, rigor, equilíbrio e justiça¿, disse Aldo. O relatório da comissão recomenda o envio de 13 processos ao Conselho ¿ os dos deputados João Magno (PT-MG), Josias Gomes (PT-BA), José Mentor (PT-SP), Professor Luizinho (PT-SP), Wanderval Santos (PL-RJ), Vadão Gomes (PP-SP), Pedro Corrêa (PP-PE), José Borba (PMDB-PR), João Paulo Cunha (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Henry (PP-MT), José Janene (PP-PR) e Roberto Brant (PFL-MG).

O parecer considera que José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PL-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG) não precisam ser citados no texto porque já estão sendo processados pelo Conselho de Ética.