Título: Lula recebe bancada petista hoje no Palácio do Planalto
Autor: João Domingos e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2005, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda na manhã de hoje uma reunião com pelo menos 65 dos 83 deputados do PT ¿ entre os quais o deputado José Dirceu ¿ e mais os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, das Relações Internacionais, Celso Amorim, e da Fazenda, Antonio Palocci. Na pauta, a discussão da atual crise política, os trabalhos da Câmara sob a presidência de Aldo Rebelo e a participação do partido no governo. No encontro, o presidente Lula deverá falar ainda sobre a situação do partido, que tem sido alvo de grandes ataques no Congresso e sofreu enorme desgaste com o bombardeio de quatro meses seguidos de denúncias. Lula deverá falar ainda sobre as eleições do PT, previstas para este domingo. No primeiro turno, ele fio a São Paulo e não votou.

Desta vez, mesmo em Brasília, é possível que ele vote em uma urna especial. Outros ministros deverão votar em Brasília. O encontro com o PT faz parte da estratégia do presidente Lula de se reaproximar dos partidos, depois da vitória de Aldo. O governo quer normalizar os trabalhos na Câmara para arrefecer a crise política.

O encontro deve se estender das 10 às 13 horas. Lula chamará todas as bancadas, inclusive as de partidos como o PDT, hoje na oposição, mas cujas bandeiras e compromissos o aproximam do Planalto. Em abril de 2003, Lula almoçou com a bancada do PT na casa do então presidente da Câmara, deputado João Paulo.

O presidente já se encontrou, na sexta-feira passada, com a cúpula do PMDB ¿ ocasião em que avisou aos peemedebistas que ¿vai dedicar mais tempo à relação do governo com o Congresso¿ e deixou bem claro, segundo um dos presentes, que não quer mais ¿intermediários¿. Convencido de que é impossível governar só com o PT, Lula pretende investir pesado na integração com os partidos da base. Depois do encontro de hoje, ele planeja reunir-se com o PSB do deputado Eduardo Campos (PE), cuja atuação tem merecido elogios presidenciais. O presidente pretende manter contatos também com a oposição, para definir a pauta de votações no Congresso. Com a vitória de Aldo e uma certa calmaria nas CPIs, o Planalto poderá organizar sua base de olho em 2006.

Com o fim do período de troca de partidos, o Planalto já pode saber melhor com que base poderá contar. Lula ficou satisfeito ao saber que o PT continua com a maior bancada na Câmara. No caso do PMDB, com o segundo maior número de deputados, o governo quer estabelecer a relação ¿mais institucional possível¿.

E é dentro desta estratégia que o presidente Lula quer se reaproximar do PDT. ¿Acho que tem espaço¿ (para diálogo), avisou o ministro Jacques Wagner.