Título: As acusações são falsas, rebate Gilberto Carvalho
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2005, Nacional, p. A8

O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, reiterou ontem que "não são verdadeiras" as declarações feitas na CPI dos Bingos pelo professor Bruno Daniel, irmão do prefeito de Santo André Celso Daniel. "Reafirmo que são falsas todas as acusações que têm sido dirigidas, de maneira orquestrada, contra mim", disse Carvalho, segundo seus assessores. Bruno Daniel declarou que Carvalho, quando ainda era funcionário da prefeitura de Santo André, lhe disse que acreditava que o assassinato de Celso estava ligado ao esquema de extorsão montado em Santo André. O professor afirmou ainda que Carvalho era o encarregado de entregar o dinheiro arrecadado nas mãos do então presidente do PT, José Dirceu.

De acordo com seus assessores, Carvalho reafirma, como já havia manifestado em nota no início de setembro, que em nenhum momento disse a João Francisco ou a Bruno que levava dinheiro a Dirceu.

EXPOSIÇÃO

O depoimento de Bruno, que repete o que já dissera o médico João Francisco Daniel, outro irmão de Celso, ampliou a preocupação do governo, que vê na atuação da CPI dos Bingos objetivo claro de atingir Lula. Carvalho é uma das pessoas mais próximas do presidente.

A CPI marcou para dia 26 uma acareação entre Carvalho e os dois irmãos de Celso Daniel, mas interlocutores do Planalto avaliam que essa acareação, na frente das câmeras de TV, provocará exposição muito grande do chefe de gabinete de Lula e, em última instância, do próprio presidente.