Título: Lançado programa de seleção da fruta cítrica
Autor: Gustavo Porto
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2005, Economia & Negócios, p. B14

O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), lançou ontem o programa de seleção de "laranjas-elite", chamado Laranja Nota 10. O programa, apresentado durante o 5º Dia da Laranja, em Cordeirópolis (SP), cria estratégias de melhoramento a serem adotadas a partir das laranjeiras, a fim de ampliar a base de informações sobre a seleção de materiais genéticos promissores. O objetivo é fazer, junto com o produtor, a triagem de plantas altamente produtivas na citricultura paulista. "Existem materiais genéticos potencialmente bons por aí, selecionados naturalmente pela citricultura, que poderão compor, no futuro, uma base para novas matrizes", afirma o pesquisador do instituto Dirceu Mattos Junior.

Para estimular o produtor, será feito um concurso nos moldes do que já ocorre com o café. Os citricultores poderão inscrever suas plantas de maturação precoce a tardia como candidatas ao programa. Após avaliação, as melhores irão integrar o grupo de plantas que serão averiguadas com mais detalhamento. O acompanhamento será feito por cientistas, técnicos e consultores.

Após um ano de avaliação, o Prêmio Laranja Nota 10 será atribuído aos melhores materiais inscritos. Os participantes terão acesso reservado às informações sobre produção e qualidade de frutos das laranjeiras pelo período de até cinco anos no campo. Nesse período, essas árvores serão colocadas no sistema de produção e manutenção de matrizes de citros do IAC, em Cordeirópolis, e em campos de demonstração em várias regiões citrícolas.

Apesar de a busca e a seleção de materiais no campo não ser uma idéia nova, o programa, segundo o Centro Sylvio Moreira, traz direcionamento na pesquisa que reforça o melhoramento de citros, já que há anos a entidade trabalha, por exemplo, com seleção de material introduzido no banco de germoplasma do IAC e na produção de híbridos.