Título: Novo nicho é questão de oportunidade, diz consultor
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2005, Economia & Negócios, p. B5

As redes de lojas populares começaram a buscar o consumidor de alta renda porque enxergaram um novo nicho de mercado. "Não se trata de uma tendência, mas uma questão de oportunidade", afirma o consultor Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial. As grandes redes varejistas decidiram abrir o leque de clientes, sem perder o foco no principal, que ainda é o consumidor popular, ressalta. "Existe um público de classe alta para eletroeletrônicos sofisticados, mas não existe um mercado tipicamente voltado para ele", diz Foganholo. Ele lembra que, com o enfraquecimento de redes especializadas, como o Grupo Panashop, dono das lojas Panashop e Best Mix, que está em regime de recuperação judicial pela nova lei de Falências e Concordatas, abriu-se uma lacuna para as redes populares avançarem. O consultor lembra que, por falta de tempo, esse público sofisticado compra pela internet, mas também gosta de conferir pessoalmente os recursos dos equipamentos eletroeletrônicos.

Outro ponto que joga a favor do avanço das redes populares é a concentração. Segundo o consultor, as cinco maiores redes de eletroeletrônicos respondem hoje por mais da metade do mercado desses equipamentos. Esse nível de concentração supera a do setor de supermercados. A concentração, na análise de Foganholo, acaba empurrando os grandes varejistas a ocuparem brechas que vão surgindo no mercado. É que eles têm grande poder de barganha nas negociações com a indústria, o facilita a compra.