Título: Romeiros de Aparecida aparecem em menor número
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2005, Vida&, p. A13
O número de fiéis no domingo anterior ao Dia da Padroeira do Brasil, em Aparecida, foi menor que o esperado. A média dos últimos três anos apontava para 110 mil pessoas. Mas, segundo o Santuário, 89.500 romeiros foram à igreja ontem. Para o padre Darci Nicioli, administrador da Basílica, o fato de o 12 de Outubro ser na quarta-feira diluiu as visitas. A missa das 8 horas, foi rezada em ação de graças pela vida e pela luta de d. Luís Flávio Cappio, bispo de Barra (BA), que ficou nove dias em greve de fome, em protesto contra as obras de transposição do Rio São Francisco.
Na celebração estavam 300 amigos e familiares do religioso. O grupo chegou a pé à Basílica vindo de Guaratinguetá em um percurso de duas horas. O religioso deve visitar a cidade no dia 21, quando celebrará uma das missas em homenagem a Frei Galvão, o primeiro beato brasileiro.
BEATIFICAÇÃO
O Leão de Münster, bispo alemão Clemens Graf von Galen (1878-1946), que condenava em sermões o anti-semitismo e outras políticas do regime nazista, foi beatificado ontem em cerimônia na Basílica de São Pedro. Em mensagem, o papa Bento XVI destacou a "coragem heróica" de Von Galen na defesa dos "direitos de Deus, da Igreja e do homem, os quais eram violados pelo regime nacional-socialista".