Título: Mortos pelo tremor chegam a 20 mil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2005, Internacional, p. A9

Ministro paquistanês estima que número de vítimas do terremoto de sábado pode chegar a 30 mil; os feridos somam 42 mil

O número de mortos do terremoto de sábado na Ásia aumentou ontem dramaticamente com a descoberta de que aldeias inteiras da região da Caxemira controlada pelo Paquistão foram completamente devastadas. Oficialmente, o Ministério do Interior paquistanês informava ontem a morte de 19.136 pessoas e a existência de 42.397 feridos. O tremor afetou também o norte da Índia, onde cerca de 600 pessoas morreram, o Afeganistão e Bangladesh. Mas o ministro regional de Comunicações da Caxemira paquistanesa, Tariq Farooq, afirmou que o "cálculo provisório" indica que há mais de 30 mil mortos na região.

"Há cidades e povoados totalmente destruídos", afirmou Farooq. "Muzaffarabad (a capital da Caxemira paquistanesa) foi completamente devastada."

Se as estimativas forem confirmadas, o tremor de sábado será comparável ao terremoto de Bam, no Irã, que em dezembro de 2003 causou a morte de aproximadamente 31 mil pessoas, o segundo mais mortífero dos últimos 15 anos.

"O horror supera a imaginação e a cada hora o número de mortos aumenta", declarou o ministro do Interior, Aftab Khan Sherpao. "Ainda há várias regiões que não foram visitadas e o balanço de mortes certamente aumentará quando encontrarmos mais cadáveres enterrados sob escombros", disse o porta-voz das Forças Armadas do Paquistão, general Shaukat Sultan.

O epicentro do tremor, de 7,6 graus na escala Richter, foi localizado cerca de 100 quilômetros ao norte de Islamabad.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, apelou à comunidade internacional por ajuda financeira para as operações de emergência (ler ao lado). "Precisaremos da ajuda internacional", disse Musharraf. "Os militares foram mobilizados completamente, mas os bloqueios em estradas nas regiões montanhosas mais remotas pressionam os limitados recursos de transporte por helicóptero do Paquistão", disse o presidente. "Precisamos de medicamentos, barracas e helicópteros para levar a ajuda até os povoados mais isolados."

BUSCA DE SOBREVIVENTES

Em vários pontos do país, incluindo a capital, Islamabad, moradores cavam escombros de edifícios destruídos em busca de sobreviventes. Em Muzaffarabad, o estádio de críquete da cidade foi convertido em centro de assistência para dezenas de milhares de desabrigados.

A região da Caxemira se localiza numa área de alto risco de terremotos, na junção das placas tectônicas indiana e euroasiática. O choque das duas placas, há 50 milhões de anos, causou a formação da Cordilheira do Himalaia.