Título: Lula desta vez vota para ajudar seu candidato
Autor: Vera Rosa Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2005, Nacional, p. A4

Ao contrário do primeiro turno da disputa interna do PT, quando não votou e foi bastante criticado pelos militantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ontem à sede do Diretório Nacional para ajudar na escolha do novo presidente do partido. Saiu de casa por volta das 16 horas, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e de alguns assessores. Lula tirou fotos abraçado com militantes e posou para fotógrafos e cinegrafistas na hora de votar. Bem-humorado, indagou o que os jornalistas faziam ali. E emendou: "Vão assistir ao jogo da Seleção, gente! Vão aproveitar o domingo!"

Durante todo o dia, houve pouco movimento na sede do PT, onde estava a única urna disponível em Brasília para o segundo turno das eleições. O momento de maior agito mesmo foi a chegada do presidente.

Sem causar surpresa, Lula já havia revelado, na semana passada, que sua escolha era Berzoini - do Campo Majoritário, corrente interna do PT à qual o presidente está ligado.

EXPECTATIVA

O presidente passou o dia na Granja do Torto, onde recebeu o ator Marcos Frota. Desde cedo, havia muita expectativa entre os petistas, além de rumores de que o presidente poderia novamente deixar de votar.

No início da tarde foi confirmado que Lula compareceria à sede do PT. Chegou no final da tarde, seguido por três carros com seguranças e assessores.

No primeiro turno, o presidente passou o dia em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Frustrou principalmente seu candidato.