Título: `Presidente é o rei do trambique¿, acusa Tasso
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2005, Nacional, p. A9

BRASÍLIA - O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) perdeu a cabeça na tumultuada sessão da CPI dos Bingos de acareação entre o empresário de jogos Carlos Augusto Ramos, o advogado Rogério Buratti, o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, o advogado Enrico Gianelli, ligado à Gtech, e o ex-diretor de marketing da Gtech Marcelo José Rovai. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acabava de afirmar que a CPI fazia, finalmente, o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu na terça-feira. Referia-se à crítica feita por Lula quando soube da convocação do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para acareação com os irmãos do prefeito assassinado de Santo André. Lula disse então: ¿Eu estou esperando a CPI dos Bingos chamar um bingueiro.¿

Tasso aproveitou a deixa de Suplicy e classificou Lula de ¿rei do trambique¿. Pouco depois, reconheceu que exagerou e pediu desculpas pela forma como se dirigiu ao presidente da República. Atribuiu sua atitude à irritação causada pela crítica feita pelo presidente.

Ao comentar as investigações, o senador tucano observou que o mapa elaborado pela Gtech no início de 2003, identificando nomes-chave do governo Lula na área de loterias e de pessoas ligadas à empresa que poderiam beneficiar a Gtech na tomada de decisões, aponta para Waldomiro Diniz como o centro nervoso do suposto esquema de corrupção montado para extorquir a empresa.