Título: Ex-tesoureiro do PSDB é convocado a depor na CPI
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - A CPI do Mensalão convocou ontem o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro do PSDB, Ricardo Sérgio é suspeito de participar na suposta liberação de recursos para a compra de votos e aprovação da emenda da reeleição em 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso. "É um absurdo. Ele já foi investigado, está sendo processado", reclamou a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP). "Não tem sentido." A comissão ainda tentou quebrar o sigilo do ex-diretor do BB, mas sem sucesso.

Ricardo Sérgio surgiu como personagem do escândalo porque se liga ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o principal operador do mensalão, suposto pagamento de propina para deputados votarem a favor de projetos do governo Lula.

Parlamentares da CPI acreditam que ele seria sócio oculto da Guaranhuns Empreendimentos, que, segundo Marcos Valério, teria intermediado pagamento de R$ 6 milhões ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato de deputado para evitar processo de cassação.

O nome do ex-tesoureiro tucano já tinha aparecido na CPI dos Correios como proprietário do prédio onde funciona a agência de publicidade DNA, de Valério. Isso porque o edifício em Belo Horizonte que hoje é ocupado pela SMPB, outra agência de Valério, pertence à Planefin, de sua propriedade.

Ricardo Sérgio ficou conhecido, durante o processo de privatizações das telecomunicações no governo FHC por ser o suposto autor da frase "estamos agindo no limite da irresponsabilidade". A conversa teria sido mantida com ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, para favorecer o grupo Opportunity, de Daniel Dantas, controlador da Telemig, empresa privada que mais fez depósitos nas contas das empresas de Marcos Valério.