Título: Ensino básico tem menos 700 mil alunos em 2005
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2005, Vida&, p. A21

BRASÍLIA - Dados iniciais do Censo Escolar de 2005 mostraram uma queda de 1,4% no número de alunos do ensino básico no País, porcentual que equivale a 700 mil estudantes a menos. É a primeira vez nos últimos dez anos que diminui o total de alunos no Brasil. Os dados ainda são preliminares ¿ a versão final do Censo ficará pronta em dezembro ¿, mas pegaram o Ministério da Educação (MEC) de surpresa e sem explicações. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que a queda não pode ser causada por um aumento na evasão escolar. Isso porque outros dados que estão sendo levantados pelo MEC mostrariam que a freqüência escolar entre as famílias mais pobres ¿ e mais propensas ao abandono escolar ¿ estaria aumentando. São números da avaliação da freqüência feita entre os beneficiados pelo Bolsa Família e que devem ser divulgados amanhã.

Davi Schmidt, diretor de Estatísticas da Educação Básica do Instituto Nacional de Estatísticas (Inep), responsável pelo Censo Escolar, explica que ainda não há como saber os motivos da redução. ¿É isso que queremos entender. Entre 2003 e 2004, também houve uma queda no ensino fundamental. Ainda não sabemos as razões, mas estamos nos debruçando sobre isso¿, disse.

A queda no número de estudantes se concentra no ensino fundamental, o que não é novidade. O número de estudantes de 1ª a 8ª séries vem caindo regularmente nos últimos quatro anos. A explicação, de acordo com o MEC, é a regularização do fluxo escolar: mais estudantes conseguem terminar o ensino fundamental porque há menos repetência e evasão. Com isso, diminuem os estudantes represados nessas séries e eles passam para o ensino médio. Por isso, o ensino médio também vinha crescendo em taxas altas nos últimos anos.

Mas não foi o que aconteceu neste ano e nem no ano passado. O ensino médio praticamente não cresceu, ficando em torno de 9,03 milhões de alunos. O porcentual de estudantes a menos nas salas de aula é praticamente o mesmo daqueles que saíram do ensino fundamental. Mas, aparentemente, eles não foram para o ensino médio.

Parte pode ter ido para o ensino médio técnico. Esse tipo de ensino cresceu 16,5% nos últimos dois anos. Essa foi uma das explicações encontradas pelo MEC em 2004 para o fato de o ensino médio ter parado de crescer. No entanto, apenas o ensino técnico não pode ter absorvido todos os 700 mil alunos. Os dados do Censo 2005 mostram que todos os alunos do ensino profissionalizante somados chegam a 705,6 mil alunos.

O MEC pretende encontrar explicações para o fenômeno nos próximos dias. A análise dos dados ainda está sendo feita pelos técnicos do Inep. Nos próximos 30 dias, os Estados podem ainda enviar para o ministério retificações de dados de matrículas.

ENSINO INFANTIL

A melhor notícia do Censo é o crescimento de 4,3% nas matrículas da educação infantil. Esse nível de ensino é o que tem menor cobertura hoje no País. Sem ser responsabilidade direta de Estados e prefeituras, a educação infantil fica em um limbo do financiamento público. De acordo com o Censo, 4,9 milhões das crianças de até 6 anos estão matriculadas em escolas municipais. Outros 2 milhões, em escolas privadas.

O Censo também apontou pela primeira vez a cor/raça dos estudantes. Mais de 80% deles responderam a pergunta (veja no quadro ao lado).