Título: 'Eu estou esperando a CPI chamar um bingueiro'
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/10/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu ontem com irritação à decisão da CPI dos Bingos de fazer uma acareação entre o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e João Francisco e Bruno Daniel, irmãos do prefeito Celso Daniel. Em rápida entrevista no Ministério das Relações Exteriores, Lula não escondeu sua contrariedade - e recorreu à ironia para comentar as atividades da comissão que lhe parecem estranhas à sua finalidade: "Estou esperando a CPI dos Bingos chamar um bingueiro". No momento em que chegava ao Itamaraty para almoço que foi oferecido ao presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, Lula deu a entender que a CPI dos Bingos está indo além de suas atribuições.

Indagado se a comissão instalada para investigar as casas de jogos estaria desviando o foco principal de apuração, o presidente afirmou: "É preciso perguntar para os deputados e senadores." Esqueceu-se, certamente, de que a CPI é do Senado.

A rápida entrevista no Itamaraty foi interrompida por assessores que pediam aos jornalistas que parassem de fazer perguntas.

Ex-seminarista e amigo dos tempos de sindicato, Gilberto Carvalho é uma das pessoas mais próximas de Lula. No Planalto, cuida, por exemplo, da agenda presidencial. Sua convocação, segundo assessores do presidente, é recebida por ele como uma provocação.

Um dos poucos "homens do presidente" de bom relacionamento com o corpo administrativo e bem conceituado entre funcionários de carreira do Planalto, Carvalho mantém hábitos simples no governo. Antes da crise, almoçava rotineiramente no restaurante do anexo, freqüentado por servidores.