Título: Schroeder admite pela primeira vez deixar governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2005, Internacional, p. A13

O chanceler social-democrata Gerhard Schroeder admitiu ontem pela primeira vez abrir mão do poder em favor de uma grande coalizão entre social-democratas e democrata-cristãos. "Deixo essa decisão (manter o poder ou abdicar) para meu partido", disse Schroeder. "Continuamos defendendo a liderança de Schroeder", reagiu Franz Muentefering, presidente do Partido Social-Democrata (SPD). "Insistimos numa negociação de igual para igual com os democrata-cristãos."

Volker Kauder, secretário-geral da União Democrata-Cristã (CDU), reafirmou que os democrata-cristãos querem resolver o impasse de quem ocupará o poder antes do início de negociações e não durante, como propõe o presidente social-democrata.

"A coalizão democrata-cristã quer que o governo do país seja exercido por Angela Merkel", disse ele. "Esperamos que os membros sensatos do SPD consigam fazer a cúpula do partido mudar de opinião e descartar o chanceler Gerhard Schroeder."

Muentefering argumenta que o SPD é o maior partido político da Alemanha. Fez sozinho 222 cadeiras no Parlamento, enquanto a CDU e a União Social-Cristã (CSU), da Baviera, precisaram se unir para conseguir suas 226 cadeiras. "Isso é a maior prova de que os alemães querem manter Schroeder no governo", concluiu.