Título: Juíza decide submeter Maluf a junta médica
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2005, Nacional, p. A9

Paulo Maluf, prisioneiro federal há 32 dias por crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha, será examinado por uma junta médica. A decisão foi tomada pela juíza Silvia Maria Rocha, da 2.ª Vara Criminal Federal, que conduz ação penal contra o ex-prefeito - suposto beneficiário da conta Chanani, que movimentou US$ 161 milhões ilegais em Nova York. Somente depois da perícia é que a juíza vai resolver se manda internar Maluf, se concede prisão domiciliar ou se o mantém na Custódia da Polícia Federal. Silvia pretende tomar essa medida amparada no diagnóstico da equipe médica. Ela considera a perícia fundamental, diante da celeuma em torno do estado de saúde de Maluf.

A juíza mandou a PF repassar imediatamente todas as informações sobre o quadro clínico do ex-prefeito, inclusive boletins e anotações do serviço médico interno. Os dados servirão de referência à junta, que será formada por pelo menos 3 peritos.

Um deles será escolhido e nomeado pela juíza entre médicos cadastrados na Justiça. Seus diagnósticos são decisivos para decisões acerca de pedidos de internação ou de domiciliar para réus que alegam problema de saúde.

Silvia pediu ao juiz-diretor do Fórum Federal, Paulo Sérgio Domingues, que forneça a relação atualizada dos peritos à disposição. Maluf, de 74 anos, diz sentir 'fortes dores abdominais e no peito'. Neste mês, foi levado ao Incor e ao Hospital das Clínicas para exames.

Além do perito judicial, acusação e defesa poderão indicar médicos de sua confiança para a junta. Eles vão examinar Maluf na PF. Se necessário, ele poderá ser levado para algum hospital até o fim da da perícia. A juíza quer procedimento rápido e objetivo.