Título: Em Aparecida, festa para 145 mil fiéis
Autor: Simone Menocchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2005, Vida&, p. A14

Cerca de 145 mil pessoas visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ontem, na festa da Padroeira do Brasil. O número de romeiros, ainda não oficial, foi divulgado pela Assessoria de Imprensa do Santuário. Boa parte da multidão chegou a Aparecida ainda de madrugada e, por volta das 6h30, o pátio da basílica já estava lotado. Muitos queriam cumprir logo a promessa feita à santa: em pé ou de joelhos, percorriam a passarela, passavam pela imagem original, acendiam velas e assistiam à missa.

Com os joelhos feridos, a mineira Patrícia Araújo chorava muito. Estava emocionada por percorrer a passarela de 392 metros para agradecer à saúde da mãe, que ficou em Belo Horizonte. 'A dor não é nada perto da emoção que sinto agora; minha mãe está curada', disse.

Semelhante ao número de fiéis que estavam lá para cumprir promessas, a emoção dos devotos também era grande e os motivos, os mais diferentes.

A professora Eloísa Helena dos Santos, de São Pedro dos Ferros (MG), levou uma vela de 1,60 metro de altura para agradecer a Nossa Senhora por ter passado em um concurso público. Para a aposentada Carmem Lúcia da Silva, de Uberlândia (MG), a visita a Aparecida era apenas mais uma das que ela quer cumprir até o fim da vida. 'Fiquei oito anos sem andar por um erro médico e hoje estou aqui, normal, andando. Por esse motivo, virei até o fim da vida para agradecer', afirmou, diante do altar onde está a imagem achada pelos pescadores em 1717.

Nas missas das 8 e das 10 horas, era tanta gente que muitos se contentavam em assistir à celebração do lado de fora da igreja. 'Está impossível entrar, mas eu rezo aqui mesmo, do lado de fora', contentava-se a catarinense Luci de Oliveira, de 63 anos. Vestido de Homem-Aranha, o animador de festa Antonio Cosme Gonçalves, de 26, saiu de São Paulo para 'agradecer à santa e comemorar o Dia da Criança'.

Não parava de ser solicitado para fotos e atendia todos com poses do personagem. 'Sou devoto e achei melhor vir assim, como sempre trabalho.' Durante todo o dia os fiéis enfrentaram um forte calor. No ambulatório da basílica, a equipe médica atendeu 450 pessoas, a maioria por queda de pressão e mal súbito.

REFERENDO E PAZ

Neste ano, a festa comemorou os 75 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil e os 50 anos do início da construção da igreja, mas a principal mensagem foi a de 'cultivar a paz', como afirmou o arcebispo d. Raymundo Damasceno Assis. A missa das 10 horas foi acompanhada por 40 mil fiéis e teve a presença dos artistas Guilherme Arantes e Joanna.

Autoridades como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB, também assistiram à missa, no primeiro banco, ao lado de prefeitos da região do Vale do Paraíba. Como já é tradição, Alckmin fez a primeira leitura do Evangelho.

Um dos momentos mais emocionantes da missa foi a chegada da imagem, levada e coroada por pescadores. Crianças também subiram ao altar central, com camisetas que formavam a palavra 'paz'. A proximidade da festa com a data do referendo do desarmamento foi aproveitada pela Igreja para divulgar sua posição, a favor da proibição da venda de armas. 'Cada um deve pensar e decidir, mas a igreja pede que as pessoas votem no sim. Neste ano, a festa tem essa responsabilidade, de divulgar a paz e a paz sem armas', disse o padre Carlos da Silva. 'Vou votar sim, pois acho que esse é um passo em direção à paz', afirmou Alckmin.

MOTORIZADOS

A 31ª procissão dos motociclistas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida reuniu cerca de 20 mil pessoas ontem em Porto Alegre, segundo a Brigada Militar.

Comandada pelo padre João Peters, a romaria percorreu 20 quilômetros, partindo do centro e passando pelas zonas norte, leste e sul da cidade e durou uma hora e meia. Em diversos locais, a passagem dos fiéis motorizados foi saudada pela população com aplausos e papel picado.

Em meio à alegre demonstração de fé e aos pedidos de proteção, a procissão teve alguns pequenos acidentes. Três participantes que caíram de suas motos sofreram escoriações.

O padre Peters lembrou que os motociclistas enfrentam perigos diáriosColaborou: Elder Ogliarino trânsito e buscam a proteção de Nossa Senhora. À tarde, outro grupo com dezenas de fiéis participou da romaria das águas para celebrar o Dia da Padroeira.

Eles percorreram um trecho do Lago Guaíba entre a zona norte e o centro em 15 barcos e, ao fim, celebraram um culto ecumênico.

Outras manifestações de devoção à Nossa Senhora reuniram 7 mil fiéis em Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, e 4 mil em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.