Título: Preço do boi gordo pode cair até 32%
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2005, Economia & Negócios, p. B1

O presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira Júnior, prevê queda imediata de 32% no preço pago ao pecuarista pelo boi gordo, após o embargo à carne brasileira em decorrência do foco de febre aftosa em Eldorado. Nogueira avalia que o preço da arroba (15 quilos) do boi gordo, negociada até esta semana em média a R$ 58 no Estado de São Paulo, deva cair para R$ 40, já que a carne não exportada terá de ser escoada internamente.

Na opinião de Nogueira, o embargo deve durar até dois anos, em virtude dos acordos internacionais de sanidade, mas as barreiras podem ser levantadas entre seis meses e um ano, se as explicações do governo brasileiro convencerem seus clientes. São Paulo responde por cerca de 70% de toda a carne exportada pelo Brasil, já que é o principal corredor logístico para o comércio exterior do setor pecuário.

Terça-feira, Nogueira anunciou a proibição da entrada em São Paulo de todo tipo de material animal vindo do Mato Grosso do Sul. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado que circulará hoje. Até então, a proibição era restrita ao material da região no entorno de Eldorado.

Mesmo assim, o Estado entrou na lista dos que tiveram a proibição da exportação de carne feita pela União Européia e outros países. Nogueira esteve em Ribeirão Preto para participar do seminário 'Planejamento Estratégico e Empresarial', promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.