Título: Horário de verão começa domingo
Autor: Cacau Fogaça
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2005, Metrópole, p. C6

A capital teve um dia de verão em plena primavera ontem. Com termômetros marcando 33,1 graus, o segundo dia mais quente do ano presenteou o paulistano no feriado. O resultado foi piscinas e parques lotados. Apesar do meio de semana ensolarado, o horário de verão, que começa à zero hora de domingo, chega com chuva e queda de temperatura. O novo horário vai vigorar por 125 dias nas Regiões Sul, Sudeste e CentroOeste e vai até zero hora de 19 de fevereiro de 2006.

A máxima registrada ontem na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 33,1 graus. Essa foi a segunda maior temperatura do ano - o recorde é de 33,7 graus, no dia 11 de março.

Por estar mais seca, a grande massa de ar quente que encobre o Estado baixou a umidade relativa do ar e dificultou a dispersão dos poluentes sobre toda a região metropolitana. No Inmet, a umidade caiu de 70% de manhã para 35% à tarde.

Com a falta de vento e o tempo aberto, ocorreu concentração de ozônio acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental em São Caetano do Sul. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) determinou estado de atenção. A qualidade do ar esteve inadequada pelo mesmo poluente na região do Ibirapuera, mas em menor índice.

Na Grande São Paulo, o ar esteve bom apenas no Cambuci, Congonhas, Cerqueira César, Guarulhos, Santo André (centro e Capuava), São Bernardo, Taboão da Serra e Mauá.

O tempo segue ensolarado hoje e o calor, que pode chegar a 34 graus na capital e a 38 no interior, provoca pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite no Estado, de acordo com a Climatempo. A mínima fica estável, em torno de 19 graus na região metropolitana.

Mas tudo muda no fim de semana. Uma nova frente fria traz nuvens e chuva para o Estado no sábado - mas o sol ainda aparece no norte. A temperatura cai um pouco.

No domingo, o tempo fica chuvoso principalmente na faixa leste, entre as praias e a capital. A máxima não passa dos 27 graus.