Título: Comissão de Ética aprova expulsão de Delúbio
Autor: Mariana Caetano, Rodrigo Pereira e Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2005, Nacional, p. A11

Relatório, que recomenda punição a ex-tesoureiro por 'gestão temerária', será votado no dia 22 pelo Diretório Nacional do PT A Comissão de Ética do PT aprovou por 4 votos a 1 parecer que recomenda a expulsão do ex-tesoureiro Delúbio Soares por "gestão temerária". O relatório será votado no dia 22, na próxima reunião do Diretório Nacional do partido. Nenhum outro dirigente petista será responsabilizado no documento. Integrante da comissão, ligado à esquerda da legenda, Luix Costa apresentou sem sucesso recomendação para que parlamentares e dirigentes citados no escândalo do mensalão também fossem submetidos a processo disciplinar na comissão.

Os cinco membros da comissão passaram todo o dia de ontem reunidos na sede do PT, em São Paulo, elaborando o relatório a partir das alegações finais apresentadas pelo ex-tesoureiro. Delúbio pediu clemência sob o argumento de que não obteve benefícios pessoais a partir da relação com o publicitário Marcos Valério de Souza e dos recursos de caixa 2 arrecadados para financiar campanhas do PT.

Também no dia 22, o presidente Tarso Genro e os 81 membros atuais do Diretório deverão avaliar o relatório da comissão de sindicância criada para definir ou não a abertura de processo disciplinar contra os parlamentares e dirigentes envolvidos no escândalo. Dificilmente, porém, eles serão submetidos à Comissão de Ética antes que os processos de cassação no Congresso sejam julgados.