Título: Raul Pont cobra distribuição dos cargos
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2005, Nacional, p. A14

Cotado para a secretaria-geral do PT, segundo cargo mais importante na hierarquia petista, Raul Pont cobrou ontem a distribuição dos principais postos de comando da legenda entre correntes distintas. "O Campo Majoritário não pode ficar com todos os cargos mais importantes da executiva, como acontece hoje", afirmou. "A presidência, a secretaria-geral e a tesouraria devem ficar com tendências diferentes. Isso aumenta o controle e a democracia interna." Eleito presidente, Ricardo Berzoini e o Campo Majoritário admitem a hipótese de entregar à esquerda petista a secretaria-geral, mas ainda não definiram outros postos passíveis de negociação. A executiva tem 21 membros e conduz o cotidiano do partido. Estão nas mãos do Campo hoje a presidência, a 1.ª vice-presidência, a secretaria-geral e as secretarias de Finanças, Organização, Comunicação e Relações Internacionais, entre outras.

"Vamos tentar construir uma chapa única para a executiva, em acordo com as demais correntes", afirmou o coordenador do Campo Majoritário, Francisco Rocha. As tendências de esquerda e centro se reúnem na semana que vem para definir critérios e métodos comuns à composição da executiva. Ela será eleita no dia 22, após a posse do novo Diretório Nacional.

Mesmo assediado pelos aliados, Pont resiste a assumir a secretaria-geral, uma vez que teria de abandonar o mandato de deputado estadual no Rio Grande do Sul.