Título: Lula libera mais verba, mas greve continua
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2005, Vida&, p. A27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ontem a liberação de mais R$ 105 milhões para o reajuste dos professores de universidades, faculdades e centros tecnológicos federais, em greve há cerca de um mês. No total, o valor a ser investido será de R$ 500 milhões, mas o comando de greve ainda acha pouco. Já o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Jairo Jorge, saiu da reunião com Lula à noite acreditando que, com a nova verba, a greve pode terminar antes de sábado, Dia do Professor. O comando de greve não demonstra ter essa certeza. "Só ficamos sabendo pela página do MEC na internet, ainda não fomos informados oficialmente. Mas, pelas contas que temos, ainda é pouco para garantir a reposição da inflação e a isonomia dos aposentados", afirmou Marina Barbosa, presidente da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).

Segundo ela, os professores tiveram uma reunião com técnicos do ministério pela manhã na qual foi garantido que não havia a possibilidade da liberação de mais recursos. Os professores querem, entre outros pontos, aumento linear de 18%, a integração no salário-base de três gratificações e a equiparação dos aposentados com os professores da ativa.

"Os professores seguem preocupados, mas acredito que agora temos condições de fechar um acordo nos próximos dias", disse o secretário-executivo-adjunto do MEC, Ronaldo Nado Teixeira.