Título: Começam os embargos à carne
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2005, Economia & Negócios, p. B1

União Européia (UE), Rússia, Israel, África do Sul e Chile anunciaram ontem restrições à importação de carne bovina brasileira, por causa do surgimento de um foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Outros países podem também restringir. A medida, temporária, ameaça a meta do governo de exportar US$ 8 bilhões em carnes e derivados este ano. Segundo o Ministério da Agricultura, a União Européia, principal comprador de carne bovina in natura e industrializada do Brasil, suspendeu as importações de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, os principais exportadores do País. Os europeus adquirem 34% da produção nacional: 283,8 mil toneladas ou US$ 943 milhões.

Israel e África do Sul suspenderam as compras de carne bovina de todo o Brasil e a Inglaterra optou por uma posição independente e suspendeu as compras apenas de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A Rússia embargou apenas a carne de Mato Grosso do Sul.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, gravou pronunciamento em cadeia de rádio e TV para relatar as providências adotadas pelo governo e dizer que a reação dos importadores é preventiva. Dois técnicos do Ministério da Agricultura embarcaram ontem para Bruxelas, onde vão detalhar ações de controle da doença para representantes da União Européia e também da Rússia.

A notícia sobre o surgimento da aftosa no Brasil, maior fornecedor mundial de carne bovina, surgiu num momento em que vários dos maiores exportadores brasileiros estavam em Colônia, na Alemanha, fechando negócios na maior feira de alimentação do mundo, a Anuga. Preocupado, o ministro Rodrigues discutiu a situação com alguns deles por telefone, ontem. O Ministério da Agricultura ainda não tem uma avaliação sobre os prejuízos às exportações brasileiras.

Em São Paulo, o chefe do Serviço de Sanidade da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Enoch Tadeu de Mendonça, anunciou a proibição de trânsito de animais vindos de Mato Grosso do Sul. "Precisamos ver a dimensão do foco", disse Mendonça, após reunião entre representantes do Ministério da Agricultura e dos governos de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. O secretário diz que não há risco de desabastecimento. O rebanho paulista é de 13 milhões de cabeças e os frigoríficos locais podem comprar de outros Estados.

Amanhã, empresários e representantes do governo de Mato Grosso do Sul terão audiência com o ministro Roberto Rodrigues para discutir ações de pecuaristas. Hoje, veterinários do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) e do Ministério da Agricultura visitarão a região de Eldorado (MS), onde há registro de aftosa.