Título: Gripe aviária chega às portas da Europa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2005, Vida&, p. A16

A Comissão Européia confirmou ontem que o vírus da gripe aviária encontrado na Turquia é o H5N1, o mesmo que matou ao menos 60 pessoas na Ásia desde 2003. Ainda hoje a Romênia saberá se o temido vírus também chegou ao seu território. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia é apenas questão de tempo. O vírus foi encontrado numa granja do noroeste da Turquia. Segundo o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, o H5N1 tem 'relação direta' com os vírus encontrados na Ásia. 'Isso nos faz supor que tenha sido trazido por aves migratórias', explicou.

É a primeira vez que a doença é detectada fora do continente asiático. Antes mesmo da confirmação dos exames, a Comissão Européia já havia decretado a proibição da importação de aves vivas e de penas da Turquia. 'É só uma questão de tempo para que surja uma pandemia de gripe aviária', advertiu o diretorgeral da OMS, Lee Jong-wook.

Para ele, as conseqüências seriam desastrosas. 'Deixariam pequeno o episódio da Sars (síndrome respiratória aguda grave)', comparou. Nem todos os vírus H5 são perigosos. O H5N1, porém, é visto como forte candidato a causador de uma pandemia de gripe humana caso o homem se torne seu agente transmissor. Até o momento, o vírus só foi transmitido de aves para humanos, e não de humanos para humanos.

Diante do problema cada vez mais próximo, o comissário da Saúde recomendou aos países europeus que façam reservas de antivirais. Na Turquia, mais de 28 mil doses de Tamiflu foram vendidas nos últimos dias. Esse é o único antigripal eficaz contra a gripe do frango.

ROMÊNIA

Ontem foi confirmado um caso de gripe aviária na Romênia, mas ainda não se sabe qual é o vírus. A resposta deve sair hoje. Cerca de 15 mil aves foram sacrificadas. O governo romeno encomendou 45 mil doses do Tamiflu, que deverão chegar nos próximos dias.