Título: Partido perde força na cidade
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Nacional, p. A7

Aliados, como o ex-presidente do PT municipal, se desfiliam

CRUZEIRO DO OESTE - O logotipo escolhido pela atual administração de Cruzeiro do Oeste aparece em um imenso portal de boas-vindas ao visitante na entrada da cidade, às margens da PR-323. As cinco estrelas do Cruzeiro do Sul destacam-se em branco sobre um fundo vermelho. Embaixo a inscrição: "Nossa estrela é você". A primeira impressão é que se trata de propaganda do PT, que tem a estrela e o vermelho como símbolos. Em seu gabinete, o prefeito Zeca Dirceu, que antes de se candidatar à prefeitura utilizava o apelido Zeca do PT, levanta-se e vai até a bandeira do município. Nela, a constelação é o destaque. Mas tendo o azul como fundo. "Escolhemos o vermelho porque aqui tinha muito café e agora investe-se na fruticultura orgânica, com muita força para a acerola." Em papéis oficiais da prefeitura, sob a forma de marca d¿água, as estrelas ocupam quase todo o espaço.

Mas o PT na cidade, que reelegeu o prefeito como presidente municipal, não parece tão forte. Alguns integrantes de peso estão saindo, como o ex-presidente interino Adonias Sodré, que esteve à frente do partido na campanha municipal. Com a eleição de Ricardo Berzoini à presidência nacional, ele não acredita que a apuração das denúncias contra petistas tenha continuidade.

Segundo ele, a prova de fraqueza do PT é que, dos 350 filiados, 74 compareceram para votar no primeiro turno e 60 no segundo. Para Sodré, a eleição de Zeca Dirceu foi um divisor de águas e ele teria se distanciado. "Lutei por ele. Não queria cargo, porque vivo do meu salão de cabeleireiro, mas pelo menos um afago." A ligação com a família é antiga. José Dirceu era freguês de Sodré. Mas, ele se mantém otimista. "O Zeca sonha em continuar a carreira política e deve se esforçar para fazer boa administração. Nem tudo está perdido."

A advogada Lázara Cristina da Silva também trabalhou na elaboração do plano de governo e declarou-se decepcionada quando o prefeito escolheu para a chefia de Governo a ex-prefeita de Iporã Maria Aparecida Zago Udenal. "Nunca ouvimos falar dela." Sodré também reclama: "Será que não tinha pessoa à altura aqui"?

Iporã é um dos municípios que, segundo o Ministério Público Federal de Brasília, tiveram verbas liberadas pelo governo federal em processos assinados por Zeca como "testemunha". O MPF investiga se houve tráfico de influência e improbidade administrativa em suposto apoio da Casa Civil para liberar R$ 83 mil a projetos de geração de renda em Iporã.