Título: Wagner diz que `não há hipótese de Lula rifar o PT¿
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2005, Nacional, p. A6

Para o presidente Lula se reeleger é bom que a imagem dele se descole do PT nesse momento de crise? Não há hipótese de o presidente querer rifar o PT. Ele está irritado com quem fez essa lambança, mas não com o partido. O PT é cria do Lula. Uma vez ele disse para mim: ¿Um dos motivos que podem me motivar a ser candidato em 2006 é justamente eu achar que mais uma vez o PT precisa de mim para se recolocar na sociedade.¿ Quem quiser apostar na idéia de afastamento de Lula do PT vai errar.

Por que, então, ele não foi votar no primeiro turno da eleição para a presidência nacional do PT?

Não sei. Eu perguntei e ele não me respondeu. Agora, tenho impressão de que ele vai votar no segundo turno. Aliás, dou a mão à palmatória: achava que, com tanta dificuldade, despender energia com disputa interna era ruim, mas a eleição mostrou que a militância que estava apanhando indiretamente pelo que a gente apanha aqui estava doida para dar uma demonstração de que continua acreditando no projeto do partido.

Como o senhor explica a debandada no PT? Sete deputados saíram nos últimos dias...

Não vejo como nenhum terremoto. O pessoal dos agrupamentos mais à esquerda vinha tendo divergências fortes com a orientação que o governo imprimiu na economia. Já havia afastamento. Não tenho nada a dizer aos que saíram por motivação político-programática, a não ser aplaudir. Agora, quem saiu só por conta desse episódio, acho uma precipitação muito grande. Eu tenho 25 anos dedicados ao PT. Se 3, 4, 5 ou 10 foram capturados por essa máquina político-eleitoral, eu é que vou entregar o partido que ajudei a construir?

Mas o problema é que o PT também está demorando muito a punir... Até hoje só o ex-tesoureiro Delúbio Soares está na Comissão de Ética...

Foi o primeiro trauma. É a primeira vez que a gente tem problemas dessa natureza no PT. O recado das urnas também é importante: apesar do comparecimento alto na eleição, o Campo Majoritário ¿ onde militavam todos os que se envolveram nessa crise ¿ perdeu substância

O deputado José Dirceu deve ser punido pela Câmara e no PT?

A crítica que eu faço ao Zé Dirceu é política. Acho que ele tem uma concepção de construção de maioria muito exclusiva, equivocada. Acho que o partido precisa conviver mais com a pluralidade das idéias, que é sua riqueza, e saber como trabalhar essas diferenças. O Zé tem a concepção de controle absoluto da máquina partidária e imprimiu um processo de maioria que passa por aí. Isso é fato. Fico muito mais na crítica política do que na moral.

Mas ele foi o chefe do mensalão?

Não. Primeiro que não tem mensalão. Tem quatro meses de CPI, de bombardeio... Por que não provaram? Isso é uma ilação, um delírio. Não vão provar porque não tem. Teve financiamento de campanha. Isso está claro e as pessoas deviam assumir que fizeram besteira, se deslumbraram com o poder. Acharam que, chegando à Presidência, podiam tudo. Aí saíram prometendo o que não podiam cumprir. O problema é que, em vez de terem botado para fora a verdade sobre o financiamento, apontando para onde a investigação deveria ir, começaram a inventar. Mentiram.

Mas quem mentiu e quem deveria assumir?

O Delúbio foi o condutor desse processo todo.

Sozinho?

]Não sei, quem sabe é ele. Eu quero separar as coisas para a gente não fazer nem o jogo da hipocrisia nem da pré-condenação. Uma coisa é a concepção política, é subir estupidamente o padrão do partido. Eu brinco que a gente saiu da bicicleta e passou direto para a Mercedes-Benz, sem passar pelo Fusquinha. Quando o pessoal entrou nessa deu com os burros n¿água. Agora, ficam vendendo aí que tinha corrupção sistêmica no Estado e até hoje o único sistema de corrupção que se descobriu foi o que Roberto Jefferson tinha montado nos Correios. Eu não consigo entender que projeto, que operação Tabajara o Delúbio montou que ele consegue sair como o mentor de uma megaoperação de corrupção e larga o PT com mais de R$ 30 milhões de dívida. E não me consta que ele tenha um centavo. Aliás, o próprio Jefferson se contradiz.

Por quê?

Fala de mensalão, mas diz que não recebia. Mas a ele estavam prometidos R$ 20 milhões. A quem ele dava os milhões dele? Às campanhas de prefeito, provavelmente. Por que o dinheiro dele era financiamento e o dos outros era mensalão?

Mas o esquema não era só financiamento de campanha...

Pelo amor de Jesus Cristo!!! Isso está virando uma paranóia, esquizofrenia pura! Está virando um Estado fascista. As pessoas não têm dados concretos e ficam dizendo que é a maior corrupção da história do País. Essa é a guerra sem fim. Quem está olhando a conta do Duda Mendonça lá fora? É a CPI ou é a Polícia Federal? Quem descobriu o dinheiro do Paulo Maluf? Na minha opinião, isso terá um efeito bumerangue: vão fazer, fazer, não vão provar e assim vai ficar claro que isso é uma luta político-eleitoral.