Título: Pessoas não desenvolvem imunidade ao vírus H5N1
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Vida&, p. A36

Algumas perguntas e respostas sobre a gripe aviária O que é a gripe aviária?

O termo descreve um de vários vírus influenza que a ave pode carregar. Mas vários tipos podem também infectar seres humanos. Eles são diferentes do vírus da gripe comum.

Quais os sintomas em humanos?

Incluem os de uma gripe comum, como febre, tosse, dor de garganta e dores musculares, assim como infecção nos olhos, pneumonia e problemas respiratórios. O processo de infecção é o mesmo que na gripe comum. Mas no vírus mutante, ele é mais rápido, eficiente e agressivo. No vírus da gripe comum, o sistema de defesa do organismo reconhece parte dos invasores e impede que o vírus entre em todas as células. No caso de vírus com mutação, esse reconhecimento não ocorre.

Como as pessoas a contraem?

Por contato com excrementos de aves infectadas. As vítimas mais comuns foram pessoas que trabalhavam com aves domésticas em fazendas ou mercados. Há um caso em que se suspeita que o vírus passou de uma pessoa a outra.

Por que ela recebe tanta atenção?

Um vírus particular de gripe do frango, conhecido como H5N1, é visto como candidato a uma epidemia e sofre mutações de uma tal forma que é capaz de passar facilmente de pessoa para pessoa. Como as pessoas não desenvolvem imunidade ao H5N1, como acontece na gripe comum, a doença pode ter efeitos mais severos num número maior de pessoas. A OMS considera que a gripe pode matar de 2 milhões a 7 milhões de pessoas.

Como os médicos a detectam?

Com exame de sangue.

Existe uma vacina?

Sim. Uma empresa francesa começou a produzi-la. Mas pesquisadores não sabem qual dose pode assegurar proteção. Se e houve a epidemia, terão de checar se será necessária uma nova vacina. Há outras sendo testadas.

Como a gripe do frango é tratada?

Duas drogas que combatem a gripe comum, Tamiflu e Relenza, são consideradas efetivas para tratar a causada pelo H5N1 se administradas rapidamente .