Título: EUA analisam liberação de teste de HIV doméstico
Autor: Gardiner Harris
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Vida&, p. A37

A Food and Drug Administration (FDA), agência americana responsável pela regulamentação de alimentos e remédios, comprometeu-se a analisar a autorização para que uma empresa de Pensilvânia venda o primeiro teste rápido de aids que pode ser aplicado em casa, o que tornaria esse exame tão fácil e acessível quanto o teste de gravidez. A medida poderá acabar com 18 anos de controvérsias. Há muito que autoridades da FDA e protetores dos aidéticos se preocupam com a possibilidade de que as pessoas que receberem um diagnóstico de aids possam entrar em pânico e até pensar em suicídio.

Por isso, durante anos, as autoridades federais ligadas à área de medicamentos insistiram que os testes de aids fossem acompanhados de apoio de aconselhamento e profissional. Essa exigência complicou a aprovação de propostas de exames domésticos.

No entanto, a melhoria nos medicamentos significa agora que a aids pode ser encarada como uma doença crônica, administrável durante anos. Como resultado, o medo de que um diagnóstico possa levar a pensamentos de suicídio diminuiu. Tão importante quanto é o fato de que 40 mil pessoas continuam a ser infectadas pelo vírus da aids, anualmente.

Esse índice tem permanecido alto há anos. Tendo tentado muitas outras estratégias, as autoridades da área de saúde agora estão cada vez mais abertas à idéia de que um teste aplicado em casa finalmente induza milhares de pessoas a modificar seu comportamento e parar de infectar outras.

"Se pretendemos ganhar a guerra contra a aids, precisamos tornar o teste de HIV tão fácil quanto o de gravidez", disse a médica Freya Spielberg, pesquisadora do Centro de Pesquisa da Aids da Universidade de Washington.

DECISÃO

Um conselho consultivo federal discutirá a proposta do teste de aids aplicado em casa no dia 3. Depois, a fabricante do teste, a OraSure Technologies, com sede em Bethlehem, Pensilvânia, disse que provavelmente vai requerer licença para vender o dispositivo sem receita médica.

O teste, denominado OraQuick Advance Rapid HIV-1/2 Antibody Test (Teste Rápido e Avançado de Anticorpos para a HIV-1/2 OraQuick), é vendido atualmente só para médicos e clínicas. Já comprovou ser eficaz, seguro e fácil de ser aplicado. Portanto, os obstáculos restantes são decisões do FDA sobre se a aprovação de tal dispositivo é uma boa idéia e se as pessoas conseguirão entender o rótulo do produto o suficiente para usá-lo.