Título: Vigilância sanitária intensifica a fiscalização
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

Depois do surgimento de novos casos suspeitos de aftosa no município de Eldorado, próximo da fazenda Vezozzo, onde 582 bovinos foram abatidos por terem sido contaminados pelo vírus, a vigilância sanitária estadual aumentou o bloqueio à doença. Mais três barreiras foram instaladas ontem na região, aumentando para 35 o número de postos de fiscalização em torno dos focos. Os novos bloqueios estão sendo mantidos pelo Sindicato Rural de Iguatemi, sob a supervisão da Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro). A área de emergência sanitária continua restrita aos municípios de Eldorado, Iguatemi, Japorã, Novo Mundo e Itaquiraí, num raio de 25 km do primeiro foco. No total, 658,8 mil cabeças de gado não podem ser removidos de onde estão.

As barreiras foram instaladas em estradas rurais que ligam Iguatemi a Japorã para reforçar o bloqueio em torno dos três focos suspeitos nesse município. Foram encontrados animais com sintomas das doenças em duas fazendas e no assentamento Indiana.

Até a tarde, o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) não tinha divulgado o resultado do exame das amostras colhidas. Ontem, viaturas do Departamento de Operações de Fronteira da Polícia Federal fizeram rondas na Linha Internacional, a divisa entre o Brasil e o Paraguai, para coibir o transporte de animais entre os dois países.

Até o surgimento do surto, era intensa a passagem de caminhões transportando bois do lado paraguaio para o brasileiro, por causa do preço da arroba, em peso vivo, cerca de 30% mais baixo no país vizinho. Também foi reforçada a barreira sanitária de Guaíra, no acesso de Mato Grosso do Sul ao Paraná.

O rigor na fiscalização provocava fila de veículos nos dois sentidos da rodovia. Os postos de fiscalização continuam operando no fim de semana. O acesso às áreas contaminadas ou suspeitas de contaminação é restrito aos agentes sanitários, além dos próprios moradores.

O Iagro deve manter a operação durante os próximos seis meses, até a eliminação completa dos focos de aftosa. No próximo mês, todo o gado terá de ser vacinado, cumprindo o calendário de vacinações. As casas de produtos veterinários de Eldorado já começaram a formar estoques.