Título: Laudo indica que gado foi vacinado
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Economia & Negócios, p. B4

Os animais da Fazenda Vezozzo têm aftosa do tipo O1 positivo. A informação teria sido comprovada por exames feitos pelo Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), no Rio de Janeiro, e foi divulgada ontem pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O Ministério da Agricultura não confirmou o resultado. Informou apenas que ainda não recebeu o laudo. Se confirmado, o laudo da Panaftosa endossa o primeiro teste elaborado pelo Ministério da Agricultura. "Esse é o mesmo tipo de vírus descoberto nos últimos focos do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina", disse o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. "Essa informação acaba com qualquer possibilidade de um vírus mutante." De acordo com Nogueira, o resultado mostra que o gado foi imunizado, o que derrubaria as suspeitas de negligência dos proprietários ou do governo. Desde o surgimento do foco, o ministério informou que investigaria a qualidade da vacina.

A análise de 16 amostras de lesões de animais da região confirmou a contaminação, segundo a coordenadora do Laboratório Nacional de Agropecuária do Ministério da Agricultura em Pernambuco, Diana Fione Pinheiro. Cerca de 90% de outras 90 amostras do sangue de animais da Fazenda Vezozzo também indicaram presença do vírus O1 positivo.

De acordo com Diana, estas foram as últimas amostras colhidas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em Eldorado encaminhadas ao laboratório no Recife, até ontem. "A partir de agora, as amostras serão encaminhadas ao laboratório do ministério em Belém, no Pará."