Título: Sapopemba terá novo hospital até o fim do mês
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2005, Vida&, p. A13

A data foi confirmada. O Hospital Local de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, vai ser inaugurado até o fim do mês. Conhecido como Sapopembinha, ele representa um audacioso sonho do cardiologista Adib Jatene, quando foi secretário da Saúde do Estado, no início da década de 80: um local de atendimento primário feito em hospital de bairro numa das regiões mais carentes da capital. Com cerca de 1.900 metros quadrados, o Sapopembinha vai ter 52 leitos divididos em nove especialidades - cirurgia geral, pediatria, alergologia, ortopedia, dermatologia, fisiatria, cardiologia, neurologia e reumatologia. A idéia é que o hospital complemente o atendimento tanto do Hospital Estadual de Sapopemba, com cerca de 200 leitos, inaugurado em 2003, como dos postos de saúde.

Há quem afirme que um hospital com menos de cem leitos não é economicamente viável, em especial pelo fato de ser público. "Esse é o projeto piloto de um hospital pequeno, de bairro, ligado a outro maior. Nossa expectativa é que não dê prejuízo, mas só a experiência é que vai dizer", explica Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde. "Tomamos algumas medidas para amenizar custos, como transferir a cozinha e a lavanderia para o Hospital de Sapopemba."

PARCERIAS

O Sopopembinha é resultado de várias parcerias. "O terreno foi doado pela Prefeitura, na gestão da Marta (Suplicy). A Secretaria do Estado investiu R$ 1,5 milhão em equipamentos e a iniciativa privada entrou com dinheiro e doação de material", informa Barradas. Alguns exemplos: portas, forro e tintas vieram da Eucatex; fios e cabos, da Pirelli; cimento, aço e concreto, da Votorantim; e sistema de alarme e telefonia, da Siemens.

O hospital vai contar também com um pronto-socorro para situações simples, como febre e dores abdominais. A manutenção vai ficar por conta da secretaria estadual.

A idéia é levar a experiência para outros bairros, mas ainda não há data prevista para isso ocorrer. "Queremos que o próximo seja na própria zona leste, na região de Cangaíba", conta Barradas.