Título: Gil recebe Legião de Honra na França
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2005, Vida&, p. A12

Ministro foi condecorado com a medalha num evento para 50 convidados em Paris

PARIS - O ministro da Cultura Gilberto Gil foi condecorado ontem com a medalha de Grande Oficial da Legião de Honra francesa, uma das maiores distinções do país. O político e músico recebeu a medalha das mãos do ministro francês Renaud Donnedieu de Vabres, que o contemplou em nome do presidente Jacques Chirac, em uma cerimônia com cerca 50 convidados em Paris. Entre os presentes estavam os cantores George Moustaki e Henri Salvador, a ministra da Cultura do Canadá, Sheila Copps, e parentes de Gil. Emocionado, o ministro agradeceu à distinção vinda de um país amigo e destacou o trabalho dos dois governos em prol da diversidade cultural. "Nossos países compartilham muitas coisas", disse Gil, lembrando que 2005 marca a celebração do Ano do Brasil na França.

Em seu discurso, ele também se definiu como "existência que pode ser captada e compreendida pelos outros como uma totalidade trágica, paradoxal e contraditória, formada pela natureza e a cultura" e evitou comentar a crise política por que passa o governo. Esses problemas "não são exclusivos do Brasil", disse.

O ministro francês assinalou que o prêmio concedido a Gil distingue "tanto o artista que faz de cada show um evento, o símbolo do brilho da música brasileira, o militante dos direitos humanos e o cidadão do mundo preocupado com a liberdade de todos". Donnedieu de Vabres ainda elogiou o trabalho de Gil no ministério e seu esforço "em dar uma resposta à globalização não baseada no poder, mas na cultura".