Título: Deputado vai processar ex-dirigente do Refer
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Nacional, p. A13

O deputado Carlos Santana (PT-RJ) está processando por calúnia Jorge Moura, ex-presidente do Refer, o fundo de pensão dos funcionários da Rede Ferroviária Federal. Santana declarou-se "indignado" com as entrevistas de Moura, que o acusa de influência política no fundo em associação com o ex-secretário de Comunicação do PT e ex-assessor da Casa Civil, Marcelo Sereno. Os dois petistas negam a acusação. Apesar de sua mulher, Tânia Regina Ferreira, ser diretora de Seguridade do Refer, Santana nega que tenha influenciado a administração do fundo, especialmente no que diz respeito aos investimentos financeiros que lhe teriam causado prejuízo.

Ele afirma também não conhecer o empresário Haroldo Almeida Rego Filho, que Moura aponta como suspeito de ajudar a desviar dinheiro dos fundos por meio de corretoras. Apesar de admitir que tem apenas suspeitas, o ex-dirigente do Refer pretende repetir as acusações na CPI dos Correios, para a qual já foi convocado.

Santana interpelou Moura judicialmente e o caso corre na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio. Segundo o advogado do deputado, Edson Alves, o ex-presidente do fundo deve ser notificado nos próximos dias para repetir a acusação em juízo. "Se não conseguir prová-las, vamos processá-lo civil e criminalmente por calúnia e danos morais. Ele terá de responder", disse Santana.