Título: Padre expulso por Severino fará romaria em PE
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2005, Nacional, p. A21

O padre italiano Vito Miracapillo, expulso do Brasil após ter sido denunciado pelo então deputado estadual Severino Cavalcanti (PE), por ter se recusado a celebrar missa no Dia da Independência, em 7 de setembro de 1980, participará de uma romaria na diocese de Palmares, em Pernambuco, no dia 20 de novembro, por ocasião do 25.º aniversário de sua expulsão. O bispo de Palmares (PE), d. Genival Saraiva, que convidou o padre para voltar à sua diocese, disse que a comemoração da data nada tem de revanchismo ou de contestação política. "O objetivo é refletir com a comunidade sobre acontecimentos que tiveram implicações sérias para a Igreja", afirmou. A romaria terá a participação de 20 paróquias.

Miracapillo, que foi vigário na cidade de Ribeirão, a 30 quilômetros de Palmares, durante cinco anos, dirige hoje uma paróquia em Canosa, no sul da Itália, de onde falou ontem ao Estado por telefone. "Não guardo mágoa com relação a Severino Cavalcanti, que eu nem conhecia, porque não foi uma questão pessoal, mas um problema do regime militar, que minha ação pastoral incomodava", declarou.

Aos 58 anos, o padre italiano tem esperança de voltar definitivamente ao Brasil para retomar o trabalho no Nordeste. "Voltarei com muito prazer, mas por enquanto não posso pensar nisso, porque minha mãe está velhinha e precisa de mim aqui." Miracapillo tem visitado Ribeirão desde 1993, quando o presidente Itamar Franco revogou o decreto de expulsão assinado pelo presidente João Figueiredo.

"O decreto foi assinado em 15 de outubro de 1980, viajei no dia 17, sob escolta policial, para o Rio, de onde seria mandado de volta para a Itália, mas só fui expulso mesmo em 31 de outubro, depois de o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas-corpus impetrado em meu favor", lembrou o padre.

Miracapillo disse que foi um equívoco a denúncia de que se recusou a celebrar a missa no Dia da Independência. "Recusei-me a celebrar apenas nos moldes oficiais, porque o povo não tinha independência e liberdade. Além disso, como era domingo, eu havia celebrado outras três missas, nas quais rezei pelo Brasil."

Em Canosa, "que fica bem no pé da bota do mapa", Miracapillo trabalha numa das regiões mais pobres de seu país. "Nada comparável com a pobreza do Nordeste brasileiro, pois o nível aqui é outro", disse. Segundo d. Genival, a situação de Ribeirão, de 40 mil habitantes , é pior em comparação com 25 anos atrás. "Os trabalhadores rurais estão empobrecendo cada vez mais."