Título: Carne será principal tema entre Lula e Putin
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2005, Economia & Negócios, p. B3

O embargo às importações de carne de Mato Grosso do Sul será o tema principal do encontro, hoje, do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz visita de menos de 24 horas ao país. "O assunto será tratado em termos estritamente técnicos", diz o embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Augusto Santos Neves, que aposta numa solução mais rápida que a do embargo anterior, adotado há um ano e suspenso apenas em março deste ano. Naquela época, Santos Neves fez parte do grupo de "persuasão" montado para convencer as autoridades de Moscou de qua a carne brasileira não oferecia perigo para a saúde do consumidor russo. Atualmente, diz ele, "os dois lados estão mais preparados para lidar com isso". A Rússia é atualmente a maior importadora de carne brasileira.

Para o diplomata, o governo russo está sendo "prudente" nas medidas tomadas até agora. "Eles suspenderam as importações dos produtos de Mato Grosso do Sul. É um manejo prudente da questão. Eles estão tentando entender o problema", disse o embaixador. "Não há efeito sobre a saúde da pessoa, mas a preocupação é que o rebanho russo não seja afetado." Santos Neves acredita que não é o caso de buscar culpados para o foco de febre aftosa detectado em Mato Grosso do Sul, mas de tomar as precauções para que novos casos não aconteçam. "A gente precisa se livrar desse flagelo, que causa prejuízo ao produtor brasileiro."

Na primeira semana de novembro, o embaixador estará no Brasil, acompanhando a viagem do ministro da Agricultura russo, Alexei Gordeiev, que vai conhecer alguns dos principais centros de produção agropecuária brasileiros. Para Santos Neves, será uma oportunidade de mostrar as condições "saudabilíssimas" de criação do gado.

GRANDE PROVEDOR

Segundo o embaixador, apesar dos problemas atuais, o Brasil está destinado a ser o grandeprovedor de alimentos da Rússia. "Quem não vê isso está olhando para o passado, não para o futuro", afirma Santos Neves. "E é importante não ficar só nos produtos básicos. Pode estender para laticínios, alimentos industrializados e depois para equipamentos de fazendas, de transporte."

Por isso, o embaixador é um entusiasta da idéia de se criar uma Câmara Brasil-Rússia de Assuntos Agropecuários. "Qualquer problema que apareça deve ir direto para a Câmara, para ter um equacionamento racional", disse Santos Neves.

O embaixador disse esperar que, com a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), o que deve ocorrer até o fim deste ano, as exportações de carne brasileira para a Rússia deverão crescer ainda mais. Hoje, a União Européia tem cota de 50% da carne importada pela Rússia e os Estados Unidos têm 70% do mercado de frango. Essa divisão não será mais possível com a Rússia na OMC.