Título: Embargo da Rússia não cai logo
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2005, Economia & Negócios, p. B3

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse ontem que não há expectativa de que o embargo da Rússia às exportações brasileiras de carne bovina seja amenizado imediatamente. "Esperamos que isso aconteça no menor tempo possível", disse Rodrigues. Mais cedo, em Roma, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, havia feito o mesmo alerta. O embargo à carne brasileira deverá ser o centro da agenda do encontro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem hoje com o presidente russo, Vladimir Putin.

Outro ponto importante são as negociações para o ingresso da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os russos precisam da aprovação do Brasil e de todos os demais membros para atingir seu objetivo. No caso do Brasil, as negociações passam por mudanças nas regras de exportação de carne e açúcar brasileiros. A resistência da Rússia nos dois pontos, porém, dificulta o apoio, que até agora é só informal.

Lula chegou a Moscou na noite de ontem e embarca às 21h45 de hoje de volta ao Brasil, encerrando a viagem à Europa que incluiu Portugal, Espanha e Itália. Hoje, terá encontros de trabalho e um jantar com o presidente Vladimir Putin.

Na questão da carne, há uma primazia dos Estados Unidos e da União Européia, que têm cota de 70% das importações russas. O Brasil e todos os outros países produtores dividem os 30% restantes. O aumento deste porcentual é um dos pleitos brasileiros na negociação para apoiar a entrada da Rússia na OMC. O cálculo das cotas foi feito com base nas exportações realizadas entre 1999 e 2002. O Brasil reivindica que a base de cálculo sejam os últimos 5 anos, já que houve um aumento significativo das exportações de carne para os russos nos últimos 2 anos.

No caso do açúcar, o Brasil quer a redução do imposto de importação cobrado pelo governo russo. Atualmente, a taxa varia de US$ 140 a US$ 270 por tonelada. Cada vez que o preço internacional do produto cai, o governo russo aumenta o imposto que cobra dos importadores, provocando queda das exportações brasileiras. A medida é uma proteção para os produtores russos de açúcar à base de beterraba.

Na diplomacia brasileira, acredita-se que a entrada da Rússia na OMC, que poderia ser anunciada na reunião da organização marcada para dezembro, em Hong Kong, ficará para o ano que vem. O motivo é que, como o Brasil, vários outros países negociam as condições para o ingresso dos russos.