Título: Para mercado, Selic cai 0,5 ponto
Autor: Gustavo Freire
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2005, Economia & Negócios, p. B5

O mercado financeiro chegou à véspera da reunião mensal do Comitê de Política Monetária (Copom), que começa hoje e termina amanhã, com a aposta firme de que o juro básico será reduzido em 0,50 ponto porcentual. A taxa, com isso, passaria de 19,50% para 19% ao ano e atingiria seu menor nível desde fevereiro. É o que mostra a pesquisa semanal Focus, feita pelo Banco Central, na qual são ouvidas mais de cem instituições. As apostas são de cortes iguais em novembro e dezembro, de forma que a Selic chegaria ao fim do ano em 18%. A taxa continuaria caindo em 2006, pelas projeções do mercado. No fim do ano, estaria em 16% e a partir daí o Copom poderia começar a testar o que seria, segundo os especialistas, a taxa real "de equilíbrio", ou seja, que não atuaria para reduzir ou para elevar a inflação.

Para o economista-chefe do Banco WestLB do Brasil, Adauto Lima, o corte de 0,5 ponto não seria agressivo, pois os juros reais estão em nível elevado. Ele afirma que desde a última reunião houve redução considerável das expectativas de inflação para 2006 e também uma nova apreciação do câmbio.

A Global Invest Asset Management, porém, aposta no "ultraconservadorismo" do BC. Para o economista da instituição, Alex Agostini, mais uma vez o corte será de 0,25 ponto. "Há fatores externos e internos para o BC não alterar sua postura."