Título: Vírus da gripe aviária chega agora à Grécia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2005, Vida&, p. A17

A gripe aviária, que matou pelo menos 60 pessoas na Ásia nos últimos dois anos, continua avançando sobre o Ocidente. Depois de casos identificados na Romênia e na Turquia na semana passada, a presença da doença foi confirmada ontem na Grécia. Dois perus foram encontrados mortos na granja de uma fazenda das ilhas gregas de Chios, que ficam a 480 quilômetros de Atenas, perto da costa oeste da Turquia, e são ponto de parada de aves migratórias. O exame feito em um dos perus detectou o vírus H5 da gripe aviária.

Outros exames ainda estão sendo realizados para descobrir se o vírus encontrado é o temido H5N1, a cepa responsável pelas dezenas de mortes no sudeste da Ásia. O H5N1 foi o vírus encontrado na Romênia e na Turquia. Até o momento, não houve nenhuma morte humana nesses países.

O proprietário da fazenda de Chios procurou as autoridades sanitárias quando percebeu que as aves haviam parado de comer. Logo que o caso foi confirmado, o governo decretou a quarentena, a desinfecção da fazenda e a proibição de qualquer movimento de animais e pessoas sem autorização.

A chegada da gripe aviária ao continente deixou os governos e a população da União Européia em estado de alerta máximo. Todos os países estão obrigados a tornar pública até a menor suspeita da doença. A população correu às farmácias para comprar remédios antivirais. Teme-se que o H5N1 sofra mutações, se torne mais facilmente transmissível entre humanos e provoque uma pandemia.

Na Tailândia, região do epicentro da doença, mais um caso de ave infectada pelo H5N1 foi descoberto. As autoridades sanitárias do país encontraram o vírus em pardais numa localidade a 95 quilômetros de Bangcoc.

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA Ministros de Relações Exteriores, do Comércio, da Agricultura e de Saúde de todos os países da União Européia realizam hoje uma reunião de emergência em Luxemburgo para traçar uma estratégia comum de combate à pandemia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera iminente. Uma das medidas recomendadas pela União Européia é que os países acumulem reservas de antivirais para atender pelo menos 25% da população. Até agora, 16 dos 25 países seguiram a recomendação.

A OMS está discutindo com o laboratório Roche a possibilidade de aumentar a produção do Tamiflu, até agora o único antiviral considerado eficaz contra a gripe aviária. O órgão considera insuficientes os estoques para uma eventual pandemia.

No Brasil, o Ministério da Saúde está em negociação com a Roche para a compra do Tamiflu. O Ministério da Agricultura informou ontem que ainda nesta semana divulgará um plano de emergência para evitar que o vírus, já detectado na Colômbia (embora não seja o letal H5N1), atinja as granjas brasileiras.

A União Européia proibiu a importação de qualquer produto derivado de aves da Romênia e da Turquia. Nesses países, milhares de pássaros foram sacrificados depois da confirmação da doença. As granjas foram isoladas, para evitar qualquer tipo de contato com aves migratórias.

Ontem, na Indonésia, o ministro da Saúde dos EUA, Mike Leavitt, afirmou que nenhum país está preparado para uma pandemia da gripe aviária.