Título: 'Não há motivo para piada', reage Berzoini
Autor: Mariana Caetano e Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2005, Nacional, p. A10

Mesmo "ajudado" por Delúbio Soares, que relatou ter feito campanha para elegê-lo presidente do PT, o deputado Ricardo Berzoini (SP) reagiu irritado às declarações do ex-tesoureiro, publicadas ontem pelo Estado. "Não há o que comentar, a não ser que Delúbio parece desconsiderar as desgraças que causou ao PT", disse. "Não tem motivo nenhum para piada." Na entrevista, concedida em meio à sua festa de 50 anos, em Buriti Alegre (GO), Delúbio declarou: "As denúncias (do escândalo do mensalão) serão esclarecidas, esquecidas e acabarão virando piada de salão."

Ao tratar a crise com certo desdém, o ex-tesoureiro ajuda a confundir a opinião pública, atacou o presidente do PT. "Ele colocou a credibilidade do partido em risco e suas declarações são mais uma falta de responsabilidade." Berzoini destacou que não pediu a ajuda do ex-tesoureiro para se eleger: "O que ele disse é da inteira responsabilidade dele."

Berzoini dá como certa a expulsão de Delúbio, a ser consumada no sábado, na próxima reunião do Diretório Nacional do PT. O próprio Delúbio deu sinais de que está resignado diante da provável expulsão. "Eu não vou deixar de ser militante do PT. O PT não é um partido, é meu projeto de vida. Sou fundador, dirigente nacional e militante há 25 anos", afirmou. "No sábado, apresento minha defesa. Se for expulso, fui. Não vou ficar com raiva de ninguém."

CONGRESSO

Parlamentares da base e da oposição também receberam mal as declarações do ex-tesoureiro petista. "Foi uma declaração inoportuna e infeliz", resumiu o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

O petista lembrou que o sentimento da sociedade diante das denúncias de corrupção é de indignação. "E o sentimento da militância do partido é de perplexidade. Foram 25 anos de luta pela ética na política que ficaram comprometidos", destacou.

Para o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), o ex-tesoureiro petista está apostando na impunidade. "É uma frase de quem acha que vai ficar impune. É uma frase até de deboche."

Na avaliação do líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), o ex-tesoureiro do PT "perdeu a vergonha". "O que vai virar piada e sinônimo de corrupção é o nome de Delúbio", apostou o pefelista. "Ele deveria estar rindo menos e mais preocupado com o que fez e dizer o verdadeiro mentor do esquema de caixa 2 que ele operava."

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), também ficou indignado. "Pode ser piada para o Delúbio. Mas pergunte para os deputados José Dirceu e Paulo Rocha, e para os ex-diretores de estatais que foram afastados dos cargos, se eles acham uma piada", ironizou.