Título: Emprego no Estado de SP está garantido por 30 dias
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2005, Economia & Negócios, p. B6

A Força Sindical e o Sindicato da Indústria de Frios do Estado de São Paulo firmaram acordo ontem para garantir os empregos dos trabalhadores de frigoríficos por 30 dias. A decisão foi tomada durante reunião entre a direção da central sindical e empresários do setor de carnes. Os trabalhadores temiam o desemprego, depois da descoberta do foco de febre aftosa em rebanhos do Mato Grosso do Sul, que já teria causado a sinalização de férias coletivas em algumas companhias paulistas. O presidente da central, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, informou, em nota à imprensa, que segundo os frigoríficos, 30% dos empregos poderão ser cortados, se a situação não for resolvida. Para que isso não ocorra, ele pediu aos empresários que encontrem alternativas, como férias coletivas e licença remunerada.

A indústria da carne emprega 250 mil trabalhadores diretos no País, dos quais 70 mil no Estado de São Paulo. Sindicalistas e empresários vão solicitar audiência ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e aos ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Roberto Rodrigues, da Agricultura, para discutir o assunto.

Bois na Paulista

Outra tentativa para evitar demissões de trabalhadores é a manifestação que a Força Sindical e os empresários realizarão na Avenida Paulista no próximo dia 27, quando os sindicalistas levarão 100 bois para a avenida mais importante de São Paulo. Depois, segundo a central, será feito um churrasco.

"Temos de mostrar ao mundo que o boi brasileiro é saudável e que São Paulo não tem nada a ver com esse foco de aftosa, restrito a apenas uma região do Estado do Mato Grosso do Sul", afirmou Paulinho.