Título: Péres propõe quarentena para quem deixar STF
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2005, Nacional, p. A2

Sem citar nomes, mas deixando claro que o seu alvo era o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) anunciou da tribuna que apresentou, ontem mesmo, um projeto de lei alterando a Lei de Inelegibilidades. Segundo ele, a mudança obrigará os magistrados a cumprirem uma quarentena de dois anos, se quiserem se candidatar a cargos eletivos depois da aposentadoria. Ele foi duro ao criticar juízes que "agem como pré-candidatos nos tribunais, provavelmente levando em conta que a lei permite que eles renunciem em abril para se candidatarem nas eleições de outubro".

O senador foi em frente: "Eles começam a se deixar seduzir pelo canto da sereia da política, alimentam ambições e passam a se comportar como pré-candidatos". Tal tipo de comportamento, observou, é "profundamente lamentável, pois isso lhes tira a isenção e aumenta as suspeitas que as pessoas do povo têm em relação às nossas instituições". Peres disse acreditar que a quarentena "servirá para coibir um pouco esses arroubos inaceitáveis da parte de membros de tribunais que compõem a cúpula do Poder Judiciário".

O senador previu que, se continuar, esse tipo de comportamento se refletirá na deterioração das instituições. "Os três Poderes seriam abalados, com enormes desprestígio ante a sociedade brasileira", lamentou. Também não é desejável, acrescentou, a situação de hoje na qual "Legislativo e Executivo nem se falam". O próprio Judiciário "começa a perder sua majestade e cair na desestima popular", avaliou, advertindo que isso ocorre não apenas nas suas instâncias inferiores, mas até mesmo na cúpula do Poder Judiciário.