Título: Para Banco Mundial, são necessárias ações complementares ao programa
Autor: Leonencio Nossa e Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2005, Nacional, p. A8

Dois anos após lançar o Bolsa Família, o governo fechou o primeiro perfil das famílias beneficiadas. Os números confirmam que o programa atende aos realmente pobres, mas também mostram que não é apenas dinheiro que essas famílias precisam. O perfil, feito no primeiro semestre deste ano, levantou dados como tipo de habitação, acesso à rede de esgoto e de água tratada, de luz elétrica, escolaridade e emprego. Descobriu que 93% das pessoas com mais de 15 anos que estão no programa têm menos de quatro anos de estudo. O resultado mais evidente disso: 54% deles estão desempregados e apenas 2,6% têm empregos com carteira assinada. O perfil mostra uma população sem muita perspectiva e com poucas possibilidades de caminhar com as próprias pernas por falta de emprego, educação e saúde.

"O Bolsa Família é bem focalizado e a maioria dos benefícios vai para os extremamente pobres", disse Pamela Cox, vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina. "Mas apenas o Bolsa Família não é suficiente. É preciso programas complementares." Ela afirma que, se o programa incentiva as famílias a levarem seus filhos à escola, precisa existir escola, e de qualidade: "O governo precisa também melhorar a educação, os serviços de saúde e infra-estrutura, como saneamento".

Até hoje, 96 mil famílias foram excluídas do programa. Mas, não se sabe quantas saíram porque não precisam mais do benefício. O certo é que a maioria foi excluída por erros do cadastro, como estar registrada duas vezes.

Os problemas principais são estruturais. Falta acesso a educação, empregos, luz, água tratada. Na época da pesquisa, o programa atendia 6,45 milhões de famílias. Hoje são 7,5 milhões. Em média, as famílias recebem R$ 72 por mês. Em troca, precisam manter seus filhos na escola, sem trabalhar e estar em dia com os exames e as carteiras de vacinação de gestantes e crianças até 6 anos.